alta concentração de renda

Esse xale é um presente para minha tia que tanto amo! Uma mulher doce, talentosa e que tem esses olhos lindos, castanhos claros. Euzinha, foi pensando nos seus olhos que me decidi pela cor do fio, meio acobreado.

tricô em prosa - Xale Aeolian Cobre

Depois de muita dúvida na hora de escolher a receita, resolvi me deliciar tricotando um xale que já tinha tecido antes.

É uma receita muito bonita! Uma rápida lida na tradução da receita bastou para constatar que era urgente fazer uma atualização, principalmente na abreviatura da diminuição dupla centralizada. Essa foi minha primeira providência. A segunda foi tricotar a amostra sugerida pela receita para não ter dúvida em relação à numeração da agulha.

Foi tão gostoso tricotar esse xale. Tudo deu certo!

contas de vidro

Eu queria usar muitas contas de vidro nesse xale. Comprei 140 gramas de miçangas Jablonex. Eram tantas miçangas que tive de colocá-las num pote de vidro reciclado, desses de geleia. As contas foram passadas pelo fio com a ajuda de uma agulha de crochê número 0,9mm.

Também usei outra agulha de crochê para fazer os nupps. Nesse caso, usei uma agulha de crochê número 2,5mm e esse vídeo com instruções para fazer os nupps numa única carreira. Para esse xale escolhi fazer os nupps com nove voltas.

tricô em prosa - Xale Aeolian Cobre

As contas são aplicadas no xale desde o primeiro gráfico até o último. Isso significa que esse xale deve ser tricotado em ambiente tranquilo, pacífico e sem distrações. Eu me sentava no sofá, derramava algumas contas de vidro na tampa do pote, posicionava a agulha de crochê ao lado das contas, deixava o gráfico por perto e começava a tecer vagarosamente.

Um belo dia, um movimento descuidado derrubou o pote de miçangas que se espatifou no chão. O vidro se quebrou em pedaços de todos os tamanhos. Encontrei desde pequenas lascas até vidro em pó. Passei duas horas separando as miçangas daqueles pedacinhos minúsculos de vidro cortante. Não sei como, mas consegui não me ferir. Até hoje encontro miçangas nos lugares mais improváveis da casa.

tricô em prosa - Xale Aeolian Cobre

A linha de gráfico mais difícil de tecer foi a de número 43 do Gráfico Barrado Principal, que é tecida simultaneamente com a linha 43 dos gráficos Barrado Direito, Barrado Central e Barrado Esquerdo. Como o algodão não tem elasticidade, colocar as contas nas diminuições foi uma operação meio “esquisita”. E essa linha 43 tem muitas contas aplicadas nas diminuições. Foram duas noites de muita paciência.

o tamanho do xale

A receita traz instruções para tecer o xale em dois tamanhos. A versão menor consome uns 400 metros de fio e a versão maior consome 1000 metros. Para o xale da tia Euzinha eu queria usar no máximo 700 metros de fio. A receita traz instruções claras e simples para modificar o tamanho.

Para modificar o tamanho do xale eu alterei a quantidade de repetições do Gráfico Yucca. A receita indica fazer quatro repetições para o tamanho menor e doze para tecer o xale no tamanho grande. Então eu decidi trabalhar oito repetições. E não tricotei o Gráfico Agave (como indicado para tecer o tamanho menor), fui direto para o Gráfico Agave Final.

Depois de molhado e bloqueado em seu formato final, aprovei! O tamanho ficou perfeito.

tricô em prosa - Xale Aeolian Cobre

O xale foi arrematado com fio duplo, como pede a receita. Como eu não tinha outra bola de fio eu separei em torno de 28 metros do fio e cortei-o. Sobrou pouco mais de 4 metros.
A borda ficou firme, mostrando a renda.

o xale em números

O xale pesa 262 gramas e consumiu 650 metros de fio. Das três bolas de fio Esterlina 5 usadas para tecê-lo restaram apenas 9 gramas!

Foram aplicadas 1349 miçangas no xale. Nunca antes havia usado tantas contas de vidro numa peça!

tricô em prosa - Xale Aeolian Cobre

Depois de molhado e modelado, o xale mede 63 centímetros de altura e tem 122 centímetros de envergadura.

Receita: Xale Aeolian de Elizabeth Freeman
Obs: a designer autorizou a publicação da tradução da receita para o português
Fio: Esterlina 5 – cor 197
Composição: 100% algodão
Agulha: circular número 3mm

Veja esse xale no Ravelry

Anúncios

26 respostas em “alta concentração de renda

  1. Uauuuuu!!! Lindíssimooooooo!!! PARABÉNSSSSSS!!! VC É DEMAISSSSSSSSSSSSSSS!!!
    MIL BJKS

  2. Que coisa mais linda!!! uma obra de arte. Li tudo o que você escreveu na vã esperança de entender mas meu tricô não chega nem de longe pra essa empreitada. De qualquer maneira estou levando lá pro pinterest, quem sabe um dia…..Parabéns pelo trabalho, é um dos mais bonitos que eu já vi. Bjs
    Joana

  3. Que peça linda !!! Parabéns e sucesso pelo seu magnifico trabalho. Bem haja por tudo o que partilha comnosco e pelos seus ensinamentos.
    Mesmo de longe acompanhos e aprecio muito o seu trabalho.
    Bem haja.
    Bjs Marinela Alves (Lisboa)

  4. Valéria,
    Lindo, como todos os seus trabalhos. Simplesmente, fantástico. Gosto muito de receber suas postagens com várias dicas e informações superinteressantes. Parabéns e Deus a abençoe e a ilumine cada vez mais…
    bj. Dirce

  5. NADIR BERTONI AMEI MARAVILHOSOSERA QUE EU CONSEGUIRIA FAZER?MUITO DIFICIL.OBRIGADA POR DIVIDIR COM OUTROS TANTAS COISAS LINDAS.

  6. Depois de ler inumeros elogios com louvor Só posso pedir a Deus ricas bençãos á vc e seus familiares e que abençoe suas mãos para novas artes possamos ver .

  7. Val um desbunde esse xale, e com essa versão mudada, ficou show, com certeza sua tia deve ter ficado deslumbrante, adoro ler suas narrativas, é muita miçangas num xale, mas realmente, fico ma ra vi lin do, tenho ele guardado nos meus arquivos para tecer um dia, bjs

  8. Valéria, caramba! Quando a gente pensa que você já se superou, você aparece com outro mais lindo que o anterior! Não dá nem prá achar palavras para te elogiar.

    • Val apaixonei mas não sei ler grafico ,eu ia precisar escrever essa receita kkkkk mas quem sabe me da 5 segundos e eu enfrento amo xale só não uso tenho alguns guardados kkkk mas namore eles sempre que posso bjs flor!!

  9. Olá Valéria!
    Uma peça lindíssima, como são todos os seus trabalhos.
    Parabéns e mais uma vez muito obrigada pela partilha! :)
    Beijinho
    Isabel Sousa

  10. Pelamor!!! impossível acompanhar esse gráfico, colocar tantas miçangas e conseguir terminar! Que peça mais linda!!! Eu nem teria coragem de usar! Que trabalhão!!!
    Divino é um adjetivo pequeno pra ele… parabéns!!! Adorei o modelo e a cor:)

    bjinhos

  11. Que xale! de perder o fôlego, quantos detalhes primorosos, e essas miçangas? que paciência e essa meus deuses? quando penso que já vi de tudo? lá vem você com esta obra de arte! Parabéns!

  12. Val ficou perfeito! Agora estou curiosa em saber como foi a reação de sua tia?! Se não for pedir muito uma foto com ela e essa obra de arte! Bjs saudades

Quer comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s