especial para o meu irmão

Não é por que ele é meu irmão, mas o Fred é gente finíssima. Sabe aquele cara legal, bem-humorado, sempre pronto para ajudar, e ainda por cima casou-se com uma moça excepcional – eles formam um casal admirável.

Alguns anos atrás meu irmão pediu que eu tricotasse um gorro do Corínthians para ele. Primeiro pensei em tricotar o escudo do time em jacquard. Ao analisar o escudo do Timão vi que os pequenos detalhes, em especial os dizeres e a bandeira do estado de São Paulo, não ficariam bem representados em um jacquard de tamanho pequeno.

tricô em prosa - gorro rhombix

Minha segunda ideia foi tricotar um gorro preto com algumas listras vermelhas e brancas e depois aplicar um bordado do escudo. Comprei dois escudos muito bem acabados, feitos de um plástico macio e de tamanho pequeno. Ótimo, pensei, agora é só tricotar um gorro e deixar um espaço para aplicar o escudo. Por mais que procurasse receitas nas quais eu pudesse incorporar a logo, nenhuma me agradou.

A essa altura eu estava me sentindo frustrada. Dois anos querendo tricotar algo simples, um gorro do Corínthians, mas nada me dava aquela vontade de tricotar. E eu queria muito tricotar um gorro para o Fred… Quer saber, dane-se! Vou criar uma receita de gorro especialmente para o meu irmão e sem escudo algum!

tricô em prosa - gorro rhombix

Escolhi um ponto de tricô e comecei a tricotar uma amostra em meados de julho desse ano. Lavei, medi a amostra, fiz algumas contas básicas e (finalmente!) pude montar os pontos do gorro do Fred.

Tricotar o gorro foi muito gostoso! E quando experimentei, gostei tanto que fiquei muito tentada a não entregar o gorro para o meu irmão. Queria o gorro para mim! Problema resolvido facilmente: tricotei vários gorros em sequência.

tricô em prosa - gorro rhombix

O ponto do gorro é composto de colunas de pontos torcidos que são trançados formando losangos. Como é fácil de memorizar, torna-se meio viciante ver os losangos tomando forma enquanto tricotamos. É uma peça que se tricota muito rápido, principalmente quando sabemos trançar sem agulha auxiliar.

O fio Paris é uma delícia de tricotar e de usar, mas dos quatro novelos que comprei, dois estavam partidos ao meio unidos por um nó. Nada legal.

Outra coisa estranha que notei é que os novelos de cor preta e vermelha são extremamente macios e deliciosos ao tato. Já o de cor branca é áspero, nem parece que tem algodão em sua composição. Ainda não sei o que vou fazer com o gorro de cor branca.

É muito importante molhar o gorro depois de pronto. As tranças ficam bem mais definidas, muito mais bonitas e a tensão da trama fica homogênea. Sempre aproveito a ocasião para lavar a peça deixando-a molho em água com um pouco de sabão líquido próprio para lavar roupas. Enxaguo várias vezes e aperto a peça numa toalha limpa para remover o excesso de água antes de colocá-lo para secar.

Gosto de usar um balão, desses de festas, para secar o gorro por inteiro. Antes de começar a encher o balão, passo-o rapidamente em água corrente para tirar qualquer resíduo que possa vir na embalagem.


Não se deve encher o balão todo de uma só vez e depois passar o gorro por cima porque isso pode esticar excessivamente a barra do gorro e fazê-la deformar. É melhor encher o balão só um pouco, colocá-lo dentro do gorro úmido e continuar enchendo até que ele se ajuste ao gorro. Em geral, o gorro preenche dois terços do balão. Coloco o balão em uma caneca e assim o gorro seca por igual. E depois de seco, eu furo o balão.

A receita do gorro foi disponibilizada em português e em inglês. Até agora tricotei quatro gorros mas tenho certeza que muitos outros ainda virão!

Receita: Gorro Rhombix, criação de Valéria Garcia
Fio: Círculo Paris nas cores 630 (preto), 636 (vermelho) e 631 (branco)
Composição: 55% acrílico, 45% algodão
Agulhas: circular número 3,00 e 3,50mm de 1 metro de comprimento

Veja esse gorro no Ravelry

10 respostas em “especial para o meu irmão

  1. parabéns Valéria ficou lindo, muito charmoso e deve ser uma delícia de tecer, parabéns!

    Curtir

  2. Nem sei do q gostei mais, se do gorro tecido com a perfeição de sempre ou se da fantástica dica do balão? As grandes ideias são sempre simples, dificil é tê-las! Adorei. Obrigada. Bjo

    Curtir

  3. Valéria, como sempre, um trabalho absolutamente impecável. Não por acaso! Não! Tudo pensado, provado e comprovado, como se conclui pela leitura do seu texto. Não há duvida que o talento dá imenso trabalho!
    Parabéns pelo resultado incrível!
    Beijo da Nina

    Curtir

  4. Prá variar só um pouquinho ficou lindo,rsrsrs,brincadeira …tudo oq vc faz fica divino,sou sua fã de longa data😍…..

    Curtir

  5. Boa noite!!!!!! Como sempre amiga Valéria, é emocionante qdo vc posta uma receita e cta as suas histórias das peças! Amo e curto mto!!!!! Adorei, ficaram lindos, parabéns , Tdo que vc faz fica perfeito, lindo !!!! Pq faz com amor e nós dá de presente, obrigada 😘💋💞🙋🏻

    Curtir

  6. Bom dia!!!, A cada ponto, uma história, contada com detalhes com requinte.
    O Fred, é um felizardo, em ter uma mana, com mãos de fadas. Parabéns
    querida amiga, tudo que é feito, é uma dádiva a todas nós.
    Beijão.

    Curtir

Os comentários estão desativados.