Criação de Valéria Garcia – blog tricoemprosa.com
Um gorro unissex que exibe um motivo delicioso de tricotar composto de colunas de pontos torcidos.
TAMANHO
Adulto Médio (cabeça de aproximadamente 56cm de circunferência).
O gorro tem circunferência de 55cm e altura de 23cm aproximadamente.
AMOSTRA
Tricotar a amostra circularmente, trabalhando apenas o lado direito da trama, usando agulha número 3,5mm. Molhar a amostra e deixar secar sem esticar com alfinetes. Espere secar completamente antes de medir.
Amostra do Gráfico A: cada repetição do gráfico (coluna 1 a 13) e 16 carreiras medem 5cm.
Amostra em ponto jérsey (ponto meia): 11,5 pontos e 16 carreiras medem 5cm.
MATERIAL
Fio
1 novelo do fio Paris da Círculo (55% acrílico, 45% algodão/ 100g / 230m)
O gorro pesa 65g e consome aproximadamente 150m de fio.
Agulha
Agulha circular número 3,0mm de 60 centímetros de comprimento
Agulha circular número 3,5mm de 60 centímetros de comprimento
Conjunto de agulhas de pontas duplas número 3,5mm (opcional se souber laço mágico)
Outros
1 anel marcador de ponto para o início da volta
10 marcadores iguais para as repetições do gráfico
Agulha auxiliar para trança (opcional se souber trançar sem agulha auxiliar)
Agulha de tapeçaria
1 balão de festa
PONTOS UTILIZADOS
mft: ponto meia pelo fio de trás (torcido)
t: ponto tricô
aum: aumento de laçada torcida (preferido da Elizabeth Zimmermann)
t2d-t: trançar dois à direita – tricô (segurando o fio na frente do trabalho, passar um ponto para a agulha auxiliar e colocá-lo em espera atrás do trabalho, 1mft, trabalhar ponto da agulha auxiliar em tricô)
t2e-t: trançar dois à esquerda – tricô (segurando o fio atrás do trabalho, passar um ponto para a agulha auxiliar e colocar em espera na frente do trabalho, 1t, trabalhar ponto da agulha auxiliar em mft)
t2d-mft: trançar dois à direita – meia pelo fio de trás (segurando o fio na frente do trabalho, passar um ponto para a agulha auxiliar e colocá-lo em espera atrás do trabalho, 1mft, trabalhar ponto da agulha auxiliar em mft)
t2e-mft: trançar dois à esquerda – meia pelo fio de trás (segurando o fio atrás do trabalho, passar um ponto para a agulha auxiliar e colocá-lo em espera na frente do trabalho, 1mft, trabalhar ponto da agulha auxiliar em mft)
2pjt: dois pontos juntos em tricô
dmte: diminuição em meia torcido inclinada para a esquerda (passar um ponto em meia para a agulha direita, passar outro ponto em meia para a agulha direita, retornar os dois pontos para a agulha esquerda, trabalhar os dois pontos juntos em meia)
dmtd: diminuição em meia torcido inclinada para a direita (trabalhar dois pontos juntos em meia pelo fio de trás)
INSTRUÇÕES
Barra
Montar 110 pontos com a agulha número 3mm usando a montagem tubular ou outra montagem de sua preferência. Colocar um marcador para sinalizar o início da volta e fechar a volta para tricotar circularmente.
Trabalhar doze voltas em barra 1×1 em meia torcido, repetindo a sequência *1mft, 1t*.
Corpo do Gorro
Mudar para a agulha de numeração 3,5mm.
Trabalhar a Volta de Ajuste repetindo a sequência *1mft, 1aum, 1t, 1mft, 1aum, 1t, 1mft, 1t, 1mft, 1aum, 1t, 1mtf, 1t* até concluir toda a volta. Obs: coloque um marcador de ponto entre cada repetição da sequência.
Depois de terminar a Volta de Ajuste, trabalhar as linhas 1 – 20 do Gráfico A (na seção de Gráficos abaixo) e depois repetir as linhas 1 a 17 do mesmo gráfico.
Topo do Gorro
Trabalhar as linhas 1-18 do Gráfico B. Obs: à medida que a circunferência do gorro diminui, mudar para o conjunto de agulhas de pontas duplas ou usar laço mágico.
Acabamento
Cortar o fio deixando uma ponta de 20 centímetros. Usando uma agulha de tapeçaria passar a ponta pelos 11 pontos restantes e puxar bem o fio para fechar o topo do gorro. Embutir a ponta pelo lado avesso.
Lavar o gorro e remover o excesso de água. Para secar, encher um balão de festa apenas um pouco e colocá-lo dentro do gorro úmido. Continuar inflando o balão até que ele preencha o gorro. Colocar o balão numa caneca para secar. OBS: não vestir o gorro molhado em um balão já inflado porque isso faz com que a barra do gorro estique exageradamente e se deforme. Depois de seco, fure o balão com um alfinete.
GRÁFICOS
Os gráficos são lidos de baixo para cima e da direita para a esquerda.
Todos os direitos reservados. Para uso pessoal.