Como fazer tranças sem agulha auxiliar

Tranças são obtidas invertendo-se a ordem em que alguns pontos são trabalhados.

Basicamente, a metade dos pontos da trança devem ser transferidos para uma agulha auxiliar. Em seguida, a metade dos pontos que ficou na agulha esquerda deve ser trabalhada. Finalmente, trabalham-se os pontos transferidos para a agulha auxiliar. Para trançar à direita, a agulha auxiliar deve ser mantida atrás do trabalho. Obviamente, segurar a agulha auxiliar na frente do trabalho, faz a trança inclinar-se para a esquerda .

Sim, é simples! Então porque aprender a fazer tranças sem agulha auxiliar?

Em primeiro lugar, eliminam-se as frequentes pausas para pegar a agulha auxiliar, usá-la e depois repousá-la num local acessível até a próxima vez. Só isso já torna o ato de tricotar mais rápido. E em segundo lugar, é um acessório a menos para trazer junto com o tricô. Ou seja, simplifica.

Mas não presenteie sua agulha auxiliar! Guarde-a para quando tiver de fazer trança em ponto brioche. A trança em ponto brioche cria uma tensão tão grande nos pontos que é praticamente impossível de fazer sem o uso da agulha auxiliar.

O Gorro Amanara é um bom exercício para aprender a trançar sem agulha auxiliar porque nessa receita você trança apenas dois pontos de cada vez. Esse passo a passo foi fotografado enquanto eu fazia as tranças dessa receita.

Depois que todo o processo for apreendido, você facilmente adapta as instruções para fazer tranças de quantos pontos desejar.

Trançar à direita

A imagem abaixo mostra na agulha esquerda os dois pontos que serão trançados, ou seja, é uma trança de dois pontos, sendo que um deles é tricô e o outro é um meia torcido. Ao realizar uma trança para a direita, devemos manter metade dos pontos da trança atrás do trabalho.tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita 01
Como estamos fazendo uma trança sem agulha auxiliar, os pontos de metade da trança serão cruzados por detrás do trabalho. Acompanhe todo o processo em detalhes, nas imagens seguintes.

Passo 01 – Segurando o fio na frente do trabalho, passar metade dos pontos da trança da agulha esquerda para a agulha direita. Nesse caso, apenas um ponto será passado, pois se trata de uma trança de dois pontos. Se fosse uma trança de quatro pontos, seriam passados dois pontos para a agulha direita.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Passo 01

Passo 02 – Trabalhar os pontos da metade da trança que ficou na agulha esquerda, da maneira indicada pela receita. Nesse caso, será trabalhado apenas um ponto em meia torcido.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Passo 02

Passo 03 – Inserir a agulha esquerda nos pontos que foram passados sem fazer para a agulha direita no Passo 01, por detrás do trabalho.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Passo 03
Ao final do passo, os pontos passados sem fazer ficam ancorados por ambas agulhas.

Passo 04 – Com a mão esquerda, segurar firme a trama por baixo dos pontos trabalhados da agulha direita apertando com os dedos enquanto desliza a agulha da mão direita para a direita, a fim de remover os pontos passados sem fazer dessa agulha. Nesse passo, apenas a agulha direita é movimentada.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Passo 04
Ao final, os pontos passados sem fazer ficam ancorados apenas na agulha esquerda e os pontos trabalhados no passo anterior ficam temporariamente “soltos no ar” até serem resgatados no próximo passo.

Passo 05 – Inserir a ponta da agulha direita nos pontos que ficaram soltos no passo anterior. Na imagem abaixo, apenas um ponto é resgatado. Se fosse uma trança de quatro pontos, seriam dois pontos para resgatar.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Passo 05

Ao final do Passo 05, as metades da trança estão divididas entre as duas agulhas, como mostra a imagem abaixo. Ou seja, se fossem tranças de quatro pontos, teríamos dois pontos já trabalhados na agulha direita e dois pontos por trabalhar na agulha esquerda.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Final do Passo 05

Passo 06 – Trabalhar os pontos da agulha esquerda, da maneira indicada pela receita. Nesse caso, apenas um ponto em tricô. Se fosse uma trança de quatro pontos, teríamos de trabalhar dois pontos na agulha esquerda.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Direita - Passo 06
Pronto! Veja na agulha direita os pontos trançados para a direita: o ponto meia torcido foi trabalhado primeiro, seguido do ponto tricô que foi cruzado por detrás do trabalho e tricotado por último.

Trançar à esquerda

A imagem abaixo mostra na agulha esquerda os dois pontos que serão trançados, ou seja, é uma trança de dois pontos, sendo que o primeiro deles é um meia torcido e o segundo é um ponto tricô. Ao realizar uma trança para a esquerda, devemos manter metade dos pontos da trança na frente do trabalho. tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda
Como estamos fazendo uma trança sem agulha auxiliar, os pontos de metade da trança serão cruzados na frente do trabalho. Acompanhe todo o processo em detalhes, nas imagens seguintes.

Passo 01 – Segurando o fio na atrás do trabalho, passar metade dos pontos da trança da agulha esquerda para a agulha direita. Nesse caso, apenas um ponto será passado, pois se trata de uma trança de dois pontos. Se fosse uma trança de quatro pontos, seriam passados dois pontos sem fazer para a agulha direita.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Passo 01

Passo 02 – Trabalhar os pontos da metade da trança que ficou na agulha esquerda, da maneira indicada pela receita. Nesse caso, será trabalhado apenas um ponto tricô da agulha esquerda, como mostra a imagem abaixo:
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Passo 02

Passo 03 – Inserir a agulha esquerda nos pontos que foram passados sem fazer para a agulha direita no Passo 01, pela frente do trabalho. Nesse caso, a ponta da agulha direita será inserida no ponto meia torcido da agulha direita, como mostra a imagem abaixo:
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Passo 03
Ao final do passo, os pontos passados sem fazer estão ancorados por ambas agulhas.

Passo 04 – Com a mão esquerda, segurar firme a trama por baixo dos pontos trabalhados da agulha direita apertando com os dedos enquanto desliza a agulha da mão direita mais para a direita, a fim de remover os pontos passados sem fazer dessa agulha. Apenas a agulha direita é movimentada nesse passo.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Passo 04

Ao final, os pontos passados sem fazer ficam ancorados apenas na agulha esquerda e os pontos trabalhados no passo anterior ficam temporariamente “soltos no ar” apertados contra a agulha esquerda até serem resgatados no próximo passo.

Passo 05 – Inserir a ponta da agulha direita nos pontos que ficaram soltos no passo anterior. Nesse caso, apenas um ponto será resgatado, como mostra a imagem abaixo:
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Passo 05

Ao final do Passo 05, as metades da trança estão divididas entre as duas agulhas, como mostra a imagem abaixo. Ou seja, se fossem tranças de quatro pontos, teríamos dois pontos já trabalhados na agulha direita e dois pontos por trabalhar na agulha esquerda.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Final do Passo 05

Passo 06 – Trabalhar os pontos da agulha esquerda, da maneira indicada pela receita. Nesse caso, apenas um ponto em meia torcido. Se fosse uma trança de quatro pontos, teríamos de trabalhar dois pontos na agulha esquerda.
tricô em prosa - Tutorial de Trança sem Agulha Auxiliar - Trançar à Esquerda - Passo 06

Pronto! Veja na agulha direita os pontos trançados para a esquerda: o ponto tricô foi trabalhado primeiro, seguido do ponto meia torcido que foi cruzado pela frente e tricotado por último.

Salvar

Anúncios