Eu tenho esse costume de associar uma receita à alguém quando estou navegando pelo Ravelry. Uma receita seria um bom presente para minha irmã, outra é a cara da minha enteada, da minha mãe, etc. Outras vezes acho que uma receita daria um bom presente para um chá de bebê.
São essas receitas que costumo adicionar à minha fila de projetos do Ravelry, ou Queue. Aí quando a ocasião se apresenta, seja um aniversário ou chá de bebê, recorro à minha fila de projetos no Ravelry.
Para acessar a sua fila basta clicar na opção queue do menu my notebook como mostra a Figura 01 ao lado.
Basicamente a fila ou queue é onde mantemos uma lista das receitas que gostaríamos de tricotar. Como se fosse uma réplica digital daquelas listas que mantemos em cadernos. Eu acho extremamente útil pelos seguintes motivos:
- Não perdemos “aquela” receita de vista
- Podemos ordenar as receitas da lista por prioridade
- Podemos etiquetar as receitas (usando tags) e mais tarde filtrá-las pelas etiquetas
Nesse passo-a-passo, gostaria de mostrar como criar e manipular sua fila de futuros projetos no Ravelry.
Adicionar a partir da página de uma receita
Se você está navegando pelo Ravelry e encontra uma receita que gostaria de adicionar à sua fila:
- Se está visualizando um projeto,
acesse a página da receita clicando no link do nome da receita
- A partir da página da receita clique no botão “+ to queue” (adicionar à fila) no topo da coluna direita, como pode ser visto na Figura 02 ao lado.
Ao clicar no botão “+ to queue”, um painel se abrirá para você informar alguns dados sobre seu futuro projeto. Você poderá informar o nome do fio que deseja utilizar, para quem deseja tricotar a receita, etc. Veja na figura abaixo o que informar nos campos desse painel:
Eu gostaria de explicar melhor as maneiras de informar o fio que desejamos:
- Se o fio não estiver cadastrado no seu estoque de fios (stash) então informe o fabricante primeiro e a marca do fio depois, como mostra a figura abaixo. Em seguida: a) clique no ícone de elos de corrente; b) clique no link do nome do fio para relacioná-lo com um fio do banco de dados do Ravelry.
- Se o fio que deseja usar já está cadastrado no seu estoque (stash) então clique no botão “use stash yarn” para exibir uma lista com os fios do seu estoque e então selecione o fio clicando no ícone “+”, que foi mostrado em destaque na Figura 05 abaixo:
Para saber como cadastrar os fios do seu estoque no Ravelry leia a postagem ravelry – como cadastrar os fio do seu estoque.
Importante: Lembre-se de clicar no botão “Save” ou no botão “Save and adjust position” para salvar os dados informados e finalizar o processo de adicionar uma receita à fila. Ao adicionar uma receita ela é colocada na última posição da fila. Mas clicando no botão “Salvar e ajustar posição” será apresentado um painel onde você poderá reordenar as posições das receitas de sua fila de projetos.
Observação: sempre que visitar a página de uma receita que já foi adicionada à sua fila, você verá que o botão “+ to my queue” não aparecerá mais e que em seu lugar aparecerá o botão “queued”. Ao clicar no botão “queued” será apresentado o painel de ajuste de posição da fila. Se quiser adicionar uma mesma receita duas vezes na sua fila, utilize o método que será explicado a seguir.
Adicionar a partir da fila
Outra maneira de adicionar uma receita à sua fila de projetos é possível quando sabemos o nome da receita que queremos adicionar. Nesse caso, basta acessar a fila e a partir dali clicar no botão “+ add to queue”, mostrado em destaque na Figura 06 abaixo:
Ao clicar no botão “+ add to queue” aparecerá o painel de informações mostrado abaixo. Nesse painel: a) digite o nome da receita no campo Pattern; b) clique no ícone de elos; e c) selecione a receita desejada na lista de receitas cadastradas no banco de dados de Ravelry.
Informe os demais campos que desejar, como já foi explicado anteriormente e lembre-se de salvar os dados ao final.
Consultar sua fila de projetos
Agora que você já adicionou uma receita na sua fila de projetos, vamos acessar a fila para ver como ela é exibida. Veja na Figura 08 abaixo uma pequena amostra da minha fila:
Veja que as receitas são exibidas em ordem crescente. Na figura podemos ver as receitas do terceiro e quarto lugares. Note que destaquei alguns ícones que se repetem para cada receita da fila. Veja aqui o que significam esses ícones:
a. Clique em Editar para incluir ou alterar alguma informação
b. Clique em Deletar para excluir uma receita da sua fila
c. Arraste e Solte uma receita para reordenar
d. Clique em Mover Para Topo da Fila para mover a receita para o primeiro lugar
Filtrar a fila pelas etiquetas
Retornando à Figura 08 acima, note que também podemos ver as etiquetas ou marcadores que informei para a receita Amused. Ela aparecem em verde e podemos ler “cardigan”, “pulover”, “sem-costura” e “noblesse”. Uma maneira de filtrar a fila é clicar sobre a etiqueta desejada.
Outra maneira é: a) digitar o texto da etiqueta no campo de busca que fica localizado no topo da página, ao lado do botão “+ add to queue” e então b) clicar no botão Search (buscar), como mostra a Figura 09 abaixo:
Assim, quando sua fila atingir um tamanho considerável será mais fácil localizar aquela receita que você reservou para tricotar mais tarde. Espero que se divirtam tanto quanto eu usando esse recurso de Ravelry!
OLá Valéria,
Sem palavras,
Trabalho fantástico.
Bjs
CurtirCurtir
Oi, amiga,
Realmente, trabalho fantástico.
bjkas
CurtirCurtir
Muito interessante… eu nao sabia dessa possibilidade. Muito util! Obrigada por esta super dica!
CurtirCurtir
Eu acho muito útil mesmo, já deu uma olhadinha na minha fila? Pretendo tricotar todos os fios que tenho guardados no baú então vivo à procura de inspiração! :-)
CurtirCurtir
Val muito legal, vc desvendando os segredos do ravelry….
Obrigada
beijos
CurtirCurtir
Show de explicação Valéria!
Obrigada!
Bjs!*-*
CurtirCurtir
Valéria, essa fila é uma maravilha!!! E realmente tudo que adicionamos lá é pensando em alguém ou alguma ocasião, agora… haja mãos pra tricotar tudo!!!!
Bjs
CurtirCurtir
Valéria, o que seria de nós sem sua ajuda preciosa?
Nossa, dica excelente!!
Beijos.
CurtirCurtir
Valéria, mais uma dica ótima. Obrigada!
bjs
CurtirCurtir
Valeria,
Que dica preciosa. Explicação ótima.
Super obrigada
bjnho. bom final de semana
CurtirCurtir
Valeria, es un trabajo impresionante este paso a paso. Abrazos!
CurtirCurtir
oi Valéria
obrigada pelos elogios pelo meu butterfly.
deu bastante trabalho, mas ach que o resultado valeu.
bjos
CurtirCurtir
Valéria querida obrigada pela aula!
Dica 1: se você está navegando e gosta de um projeto e quer adicioná-lo a fila do ravelry rapidamente, adicione um “bookmarklet” ao seu navegador, vá para sua página “queue”, clique na guia “all queued items” (está no alto a sua direita) , clique em cima do retângulo verde onde está escrito “add to ravelry queue” e arraste para parte de baixo onde você digita o endereço da página url.
Dica 2: Visite a página http://www.ravelry.com/about/goodies tem uma variedade de “coisinhas” maravilhosas.
CurtirCurtir
Oi Glaucia! Obrigada você pela visita e pelas dicas!
Vou adicionar essa página aos endereços favoritos!
CurtirCurtir
Muito bacana seu tutorial… tenho um blog de trico e tbm to no ravelry..to aprendendo devagarzinho… meu blog e o http://livrostricoetear.blogspot.com vou te seguir… Abçs
CurtirCurtir
Valeria
Já estava doida com o Ravelry, agora fiquei mais doida ainda, depois de suas explicações. Que trabalho maravilhoso, adorei! Estou na fase das “log cabin blanket”, voce já as tricotou?
Se tiver subsídios sobre elas e quando puder, acrescente.
Obrigada
CurtirCurtir
otima dica… muito obrigada por compartilhar…
CurtirCurtir
Muito legal Valéria! Obrigada.
CurtirCurtir