ravelry – busca avançada de projetos

Para mim, mais que um site de relacionamento, o Ravelry é uma verdadeira ferramenta! Através dele podemos ter acesso à receitas grátis, gerenciar a fila de projetos futuros, comprar receitas pagas, catalogar fios do estoque pessoal, etc.

Para as colegas que não têm familiaridade com a língua inglesa, eu gostaria de compartilhar a minha maneira de explorar um recurso que considero precioso: a busca avançada de projetos do Ravelry.

Eu uso essa busca para responder algumas questões corriqueiras que toda tricoteira (alguma vez na vida) já se perguntou:
“Será que essa receita fica legal com fio na cor verde?”
“E se eu tricotasse com um fio mais grosso do que pede a receita?”
“Como ficaria se tricotasse com fio 100% algodão?”

Vamos fazer uma busca avançada em todos os projetos de uma determinada receita. Digamos que eu queira ver os diversos xales que foram tricotados com a receita Haruni.  Siga esse passo-a-passo (o número de cada passo foi destacado nas figuras).

Figura 01

1. Uma vez conectada ao Ravelry, clique na guia “patterns” (receitas)
2. Quando a guia “patterns” for exibida, clique no link “pattern browser & advanced search” (navegador de receitas & busca avançada)

Figura 02

1. Clique em “projects
2. Digite aqui o nome da receita, ou seja “haruni”
3. Clique no botão “search” (buscar)

O resultado da busca aparecerá exibindo todos os projetos dessa receita. Agora podemos brincar à vontade! Na coluna da esquerda ficam os painéis que usaremos para refinar a busca. Procure nessa coluna o painel Weight (espessura do fio):

Esse painel mostra as diferentes espessuras de fio, do mais fino (na parte superior) ao mais grosso. Os números à direita referem-se à quantidade de projetos dessa receita que foram tricotados com cada espessura. No dia em que fiz essa busca havia 66 projetos tricotados com fio de espessura “worsted” (amostra de 10cm => 16-20 pontos com agulhas de 4,5mm-5,5mm), que é um fio bem mais grosso que o fio pedido para a receita. Se quisermos ver como ficaram esses projetos, basta marcar o quadrado correspondente.

Para filtrar apenas os projetos de uma determinada cor, selecione a cor desejada no painel “Color family”.

No último painel da coluna da esquerda, chamado de “More search options” (mais opções de pesquisa), clique em “Fiber” (fibra) para filtrar o resultado da pesquisa pelo tipo de fibra do fio. Ou seja, para ver apenas os projetos tricotados com fio de algodão selecione “cotton”. Podemos também filtrar apenas os trabalhos tricotados com fio acrílico, linho, seda, etc.

Observação final

a. Para excluir um filtro clique no botão “clear” correspondente. Para excluir todos os filtros clique no link “clear search“.

b. A ordem “mais favoritos primeiro” é a opção padrão, mas você pode mudar selecionando outra opção de ordenamento na lista “Sort“. Para ver a quantidade de favoritos de cada projeto mude a opção de visualização de “Large thumbnails” para “Project cards

Não irei descrever aqui todos os painéis de refinamento da busca avançada pois eles são muitos e eu não conheço todos eles. Mas espero que ao conhecer os poucos painéis que apresentei, você possa experimentar e brincar bastante até encontrar uma busca que satisfaça a curiosidade! Chega a ser viciante navegar pelos projetos!

Anúncios

8 respostas em “ravelry – busca avançada de projetos

  1. Oi Valéria, que iniciativa fantástica!
    Tenho recebido vários emails falando sobre as dificuldades para acessar o Ravelry, por causa do idioma etc. O seu tutorial certamente será uma ferramenta muito útil para estimular o uso essa fonte tão rica para os artesão do tricô e do crochê. Receitas, medidas, modelos, combinação de cores, pontos, knit along…enfim uma cornucópia das tricoteiras.
    Parabéns por sua iniciativa generosa, mais um fio na teia da comunidade de conhecimento do tricô.
    Grande abraço,
    Edna

  2. Estou com dificuldade em achar asreceitas dos sapatinhos de trico multicoloridos sem costura…..sao lindos!!!

  3. Valéria, vc é dez menina! Que iniciativa linda! Obrigada por ser tão generosa…ui estou me divertindo muito e além de estar aprendendo também! Beijinhos! Ótimo findi! Sandrinha-Brasília

  4. Olá Valéria grande generosidade a sua…. nunca tinha explorado devidamente o Ravelry. A partir de agora será bem mais fácil….. Obrigada por toda a ajuda. Beijinhos

Quer comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s