ravelry – como cadastrar novo fio na base de dados

Uma particularidade do Ravelry que adoro é que ele funciona assim: somos nós, seus usuários, quem atualiza sua base de dados de receitas e de fios. É por isso que as informações no Ravelry sempre estão atualizadas. Dessa maneira, se um fio ainda não está cadastrado em sua base de dados, você mesmo pode cadastrá-lo e então relacioná-lo em um novo projeto.

A figura abaixo demonstra uma etapa que realizamos ao adicionar um novo projeto em nosso caderno do Ravelry (notebook). É a etapa em que devemos informar o fio utilizado (passo 1) e depois clicar no ícone de elos de corrente (passo 2) para que o Ravelry pesquise esse fio em sua base de dados, como mostra a figura abaixo:
O resultado da pesquisa será exibido no painel verde. Para relacionar nosso projeto ao fio cadastrado no Ravelry devemos clicar no link com o nome do fio, mostrado no passo 3 da figura acima.

Se o painel verde não aparecer então esse fio não consta na base de dados de fios do Ravelry. Essa é a hora perfeita para cadastrá-lo!

Incluir novo fio
Será demonstrado nesse tutorial como incluir novo fio na base de dados do Ravelry. As figuras exibem o número de cada passo destacado em vermelho.

Quando cadastramos um novo fio ou receita estamos na verdade fazendo uma contribuição. Então o primeiro passo será acessar a seção de contribuição do Ravelry:

Passo 1: Clique em my notebook.

Passo 2: Clique em contributions.

Se você preferir, clique na figura abaixo para ampliá-la. Essa figura mostra o painel contribuição do Ravelry com algumas frases traduzidas.

Passo 3: Na segunda lista de seleção, selecione  “A yarn from another company”
Passo 4: Clique no botão “do it

A tela abaixo aparecerá. Nessa tela iremos pesquisar o nome do fio que queremos cadastrar. Essa etapa é necessária para assegurar que não iremos duplicar o cadastro de um fio na base de dados.

Passo 5: Informe o nome do fio que deseja cadastrar
Passo 6: Clique no botão search again para realizar a pesquisa.

Passo 7: Assegure-se de que o fio que deseja cadastrar não foi retornado no resultado da pesquisa e só então clique no botão “add a new yarn to Ravelry” (adicione um novo fio ao Ravelry).

Agora estamos diante do formulário de cadastro de fios do Ravelry.

Digite todas as informações sobre o fio. Encontramos muitas dessas informações no papel que envolve o novelo. Mas relaxe, não é obrigatório informar todos os campos. Deixe em branco aqueles que não souber.

Veja na figura ao lado os primeiros campos do cadastro de fios e a tradução de alguns termos.

Veja abaixo a tradução dos demais campos do formulário de cadastro de fios:

Para terminar, não se esqueça de rolar a tela para baixo e clicar no botão save yarn senão todas as informações que digitou serão perdidas. Depois de gravar os dados do novo fio, você poderá adicionar fotografias e também utilizar esse fio em algum projeto.

Alterar dados do fio
Caso, mais tarde, você queira complementar as informações desse ou de outro fio da base de dados do Ravelry, você deverá primeiro acessar a página do fio como mostra a figura abaixo:

Passo 1: Para pesquisar o fio primeiro clique na guia yarn
Passo 2: Informe o nome do fio desejado
Passo 3: Clique no botão search

O resultado da busca de fios será exibido em uma tela assim:

Passo 4: Clique no fio desejado para acessar sua página

A página do fio tem mais ou menos essa “cara”:

Passo 5: Uma vez na página do fio, clique no ícone de lápis para entrar em modo de edição e alterar os campos que deseja. Lembre-se de salvar suas alterações no final, rolando a tela para baixo para clicar no botão save.

Divirtam-se!

4 respostas em “ravelry – como cadastrar novo fio na base de dados

  1. Valéria,
    Quanta funcionalidade!! Muito bacana.
    Obrigada por nos ajudar a aproveitar cada vez mais as ferramentas que o Ravelry dispõe.
    bjnho.

    Curtir

  2. Olá Valéria! putz! quanta coisa bonita você nos dá! Obrigada por toda a força, todo o carinho de sempre! Adoro seu blog! Beijos! Sandrinha-Brasília…ah manda chuva pra cá? he heh

    Curtir

    • Obrigada você por tanto carinho, Sandrinha!

      Olha, assim que a chuva pintar por aqui eu a empurro para Brasília! Que loucura essa falta de chuva, não? Aqui em Uberlândia não dão trégua, além de estar super seco as pessoas teimam em colocar fogo em terrenos baldios! Está difícil respirar…

      Beijos e vibrações positivas!
      Valéria Garcia

      Curtir

Os comentários estão desativados.