Xale Wild Rose

de Larisa Valeeva
Receita original e fotografias em http://www.ravelry.com/patterns/library/wild-rose-

Este xale é tecido numa única peça, de baixo para cima; o barrado é realizado com agulhas 4,5mm e a parte superior com agulhas 4mm.

Nível de dificuldade: avançado – habilidade de ler gráficos
Amostra: 14 pontos x 22 carreiras = 10 x 10 cm após bloquear
Dimensões: 88 cm ao longo da borda superior, 206 cm ao longo da borda inferior, 44 cm de altura ao longo da coluna central
Material: qualquer fio apropriado para espessura de renda, o modelo mostrado foi tricotado com fio Kauni Pink 8/1 (100% lã)
Agulhas: numeração 4,5mm e 4mm; agulha de crochê 2,5mm
Acessórios: marcadores de pontos, arames para bloquear, contas e agulha de crochê para colocar as contas

A B R E V I A T U R A S
m: Ponto meia
t: Ponto tricô
ppm: Passe um ponto sem fazer em meia para a agulha direita, passe outro ponto sem fazer em meia para a agulha direita, insira a agulha esquerda na frente desses 2 pontos e trabalhe-os juntos em meia pelo fio de trás (é o mesmo que SSK)
2pjm: Trabalhe os próximos 2 pontos juntos em meia (k2tog)
3pjm: Trabalhe os próximos 3 pontos juntos em meia (k3tog)
2pjm: Trabalhe os próximos 2 pontos juntos em meia (p2tog)
passe1: Passe um ponto sem fazer, em meia, para a agulha direita

colocar conta: As contas são trabalhadas nas carreiras do lado direito. Insira a agulha de crochê pelo buraco da conta e deslize-a para cima pelo cabo da agulha. Com a agulha de crochê, remova o ponto da agulha de tricô e deslize a conta para baixo ao mesmo tempo em que, com a agulha de crochê, puxa o ponto pelo buraco da conta. Retorne-o para a agulha de tricô e só então trabalhe esse ponto. Ilustrações no link http://www.knitty.com/ISSUEspring06/FEATseducedbybeads.html na seção “Hooking beads as you go“.

I N S T R U Ç Õ E S
Monte 350 pontos com a agulha de crochê, da seguinte maneira: *2 pontos (coloque na agulha), 6 correntinhas*, 2 pontos – no total você tem 175 pares de pontos e 174 arcos entre eles.
tricô em prosa - Tradução Xale Wild Rose - Montagem dos pontos

Com a agulha 4,5mm tecer o barrado seguindo o gráfico A, de maneira que a repetição dos pontos será trabalhada 29 vezes. Na carreira 5, levante 2 pontos (um de cada lado, entre os dois primeiros e dois últimos pontos), aumentando assim o número de pontos para 352: 348 pontos da repetição + 4 pontos de borda (2 pontos de cada lado).

Nas carreiras 11, 29 e 47 coloque as contas no ponto da carreira anterior, ou seja, das carreiras 10, 28 e 46. Na carreira 10 e 46 coloque as contas nos pontos entre as laçadas de cada repetição ímpar (flor). Na carreira 29 coloque as contas nos pontos de cada repetição par. Na carreira 56 mude para agulhas 4mm, quantidade de pontos: 236.

A partir da carreira 59 em diante comece a formar a parte superior do xale com carreiras encurtadas, adicionando 5 pontos a cada carreira encurtada, da seguinte maneira:
Carreira 59 (direito): Passe1, 124m, vire o trabalho
Carreira 60 (avesso): Passe1, 12t, vire o trabalho
Carreira 61: Passe1, 11m, ppm, 5m, vire o trabalho
Carreira 62: Passe1, 16t, 2pjt, 5t, vire o trabalho
Carreira 63: Passe1, ponto meia até 1 ponto antes do espaço deixado ao virar o trabalho, ppm, 5m, vire o trabalho
Carreira 64: Passe1, ponto tricô até 1 ponto antes do espaço deixado ao virar o trabalho, 2pjt, 5t, vire o trabalho
Repetir carreiras 63 e 64 até que você tenha 35 – 37 pontos na agulha da mão direita (com o lado direito do xale voltada para você e o avesso atrás)

Uma vez que você tenha 35 – 37 pontos na agulha da mão direita continue tricotando carreiras encurtadas e comece a trabalhar o gráfico B, alinhando os pontos centrais da parte superior e inferior dos pontos rendados com o eixo de simetria. Repita o padrão 11 vezes ao longo de 14 carreiras.

Arremate usando agulha de crochê. Bloqueie e use com orgulho.

G R Á F I C O S
tricô em prosa - Tradução Xale Wild Rose - Gráfico A

tricô em prosa - Tradução Xale Wild Rose - Gráfico B

Anúncios