Xale Geschenk

de Rosemary (Romi) Hill
Receita original e fotografias: http://knitty.com/ISSUEdf12/KSPATTgeschenk.php

Através do Ravelry, tive a sorte de “conhecer” um artesão incrivelmente talentoso e generoso que tem o hábito de fiar e tecer presentes e então enviá-los às pessoas sortudas de todo o mundo desde sua casa na Alemanha. Ano passado no meu aniversário, Jürgen me enviou uma belíssima seda fiada com fuso num tom laranja vibrante (ele também me enviou um fuso muito bonito)! Junto havia uma mensagem dizendo – entre outras coisas – que ele desejava que eu criasse algo para pequenas quantidades de fio com espessura de renda, porque ele tinha muitas porções de 4 onças/56 gramas de fibras, ambas fiadas e não fiadas, e nada para fazer com elas.

trico em prosa - receita traduzida - Xale Geschenk

Eu pensei durante muito tempo sobre esse pedido, tentando conceber uma peça versátil que aproveitaria ao máximo pequenas quantidades dos preciosos fios fiados à mão. Precisaria ser fora do comum, e claro, precisaria ser rendada para maximizar a metragem. Finalmente, tudo se encaixou.

Apresentando Geschenk – “presente” em alemão – um xale largo e curto trabalhado de baixo para cima. Baseado num ponto rendado histórico, Geschenk pode acomodar diversos fios, mudando sua personalidade para adequar cada comprimento e espessura como um cachecol ou um xale. Três diferentes espessuras de fios – todos um presente para mim – são apresentados como exemplos. E agora: Knitty e eu apresentamos a você o seu Geschenk; faça bom uso. Passe adiante.

Jürgen forneceu boas dicas sobre fiar seda. Em suas próprias palavras: “Não seja gananciosa! Se pegar muita fibra para fiar de uma só vez, ela se torna suada e compacta — depois de um tempo você não apreciará puxar a fibra para torcê-la. Desse modo, faça intervalos! Isso evita que sua preciosa seda deixe de ser prazerosa, e tanto a fibra como suas mãos terão tempo de secar de novo. Gentileza sempre funciona.”

E ele continuou com seu método de torcer fibra na espessura semi-worsted: “Geralmente não pego completamente o floco para torcê-lo mas deixo que estique para cima um pouco, de maneira que o fio fique mais gostoso ao tato. Não é fácil de descrever; é mais uma questão de “veja e sinta” como muitos fiadores fazem.”

T A M A N H O
laceweight, [fingering, dk]

M E D I D A S   A O   T E R M I N A R
Altura: 18[19.5, 13.25] pol. / 45[49, 33] centímetros
Largura: 63[71, 52.5] pol. / 160[180, 133] centímetros

M A T E R I A I S
Versão laranja* na espessura laceweight com 322 metros/357 jardas de fio 100% seda fiado à mão (2 cabos/22 voltas por polegada)

Versão verde* espessura fingering
Little Gidding Farm Suri Elite, [100% Suri Alpaca; 400 jardas por novelo de 4 onças/113 gramas]; verde: Lucerne; 1 novelo

Versão cinza* espessura DK
Great Northern Yarns [70% mink (obtida sem crueldade), 30% cashmere; 230 jardas por novelo de 2 onças/56 gramas]; cinza: Natural; 1 novelo

*Nota da tradutora: as fotografias das três versões citadas na receita podem ser vistas na receita original publicada em Knitty.

Numeração recomendada de agulhas
[sempre use uma numeração de agulha que forneça a amostra listada abaixo — a amostra de cada tricoteiro é única]
1 conjunto de agulhas circulares ou retas de numeração US#4 (3.5mm) [#6(4mm), #8(5mm)]
1 conjunto de agulhas circulares ou retas de numeração US #6(4mm) [#8(5mm), #10(6mm)] para arrematar

Ferramentas
2 marcadores de pontos
Agulha para tapeçaria

A M O S T R A
19 [18, 13] pontos / 25 [26, 22] carreiras = 4 pol. / 10 cm em ponto jérsey (direito em meia, avesso em tricô)

O B S E R V A Ç Õ E S   DA   R E C E I T A
pts: pontos
sfa: segurando o fio atrás do trabalho

p: ponto tricô
2pjt: dois pontos trabalhados juntos em tricô
3pjt: três pontos trabalhados juntos em tricô
5pjt: cinco pontos trabalhados juntos em tricô

mft: meia pelo fio de trás
tft: tricô pelo fio de trás

2pjmft: dois pontos trabalhados juntos em meia pelo fio de trás
2pjtft: dois pontos trabalhados juntos em tricô pelo fio de trás

ppm: (ou ssk) passe um ponto sem fazer em meia, passe outro ponto sem fazer em meia, insira a ponta da agulha esquerda na frente dos dois pontos passados e a partir dessa posição trabalhe dois pontos juntos em meia pelo fio de trás

pppm: (ou sssk) passe três pontos sem fazer em meia, um de cada vez, insira a ponta da agulha esquerda na frente dos três pontos passados e a partir dessa posição trabalhe três pontos juntos em meia pelo fio de trás

montagem de pontos tricotada: Veja a explicação nesse vídeo preparado pela talentosa designer Íris Alessi.

1 aumento: Insira a agulha esquerda, da frente para trás, por baixo do fio horizontal que fica entre o ponto recém trabalhado, e o próximo ponto; então trabalhe em meia por trás desse fio. 1 ponto aumentado.

1 aumento em tricô: Insira a agulha esquerda, da frente para trás, por baixo do fio horizontal que fica entre o ponto recém trabalhado, e o próximo ponto; então trabalhe em tricô por trás desse fio. 1 ponto aumentado.

Esta peça é arrematada usando arremate em i-cord reverso. O conceito é o mesmo do i-cord regular, no qual você move o fio em torno da agulha para criar o tubo em i-cord. Se você criar laçadas, você não está arrematando da maneira correta. Existe um vídeo demonstrando essa técnica aqui.

Gráficos
Os gráficos dessa receita são grandes e cabem numa página de tamanho carta.

I N S T R U Ç Õ E S
Usando o método de montagem de pontos tricotada, monte 16 pts.

Trabalhe o Gráfico A. 82 pts.

Trabalhe o Gráfico B quantas vezes quiser.

A versão fiada a mão de espessura laceweight na cor laranja tem 6,5 repetições, a versão verde em fio de espessura fingering tem 7 repetições e a versão na cor cinza de espessura DK tem 3,5 repetições. Cada repetição subsequente do Gráfico B adiciona 8 repetições na área de repetição com 4 pontos — para a espessura laceweight, adiciona 1.5 pol./4 centímetros de profundidade, para a espessura fingering adiciona 2 pol./5 centímetros, e para espessura DK, adiciona 2.25 pol./ 6 centímetros.

O tamanho do xale aumenta trabalhando mais repetições do Gráfico B.

Para arrematar, termine após qualquer uma das linhas 6-12 do Gráfico B, ou após qualquer linha do Gráfico C.

A versão fiada à mão de espessura laceweight na cor laranja termina após a linha 11 do Gráfico B; a versão espessura DK na cor cinza termina depois da linha 6 do Gráfico B. A versão verde na espessura fingering termina depois da linha 2 do Gráfico C.

Arremate: Usando o método de montagem de pontos tricotada, monte 2 pontos. Não vire. Usando a mesma agulha que teceu o xale, 3t. Mude para as agulhas de numeração maior.

[sfa, passe 3 pts de volta para a agulha esquerda, passe o fio em volta dos pts para a frente da agulha esquerda (não por cima da agulha), 2t, 5pjt] 8 vezes; [sfa, passe 3 pts de volta para a agulha esquerda, passe o fio em volta dos pts para a frente da agulha esquerda (não por cima da agulha), 2t, 2pjt] até os últimos 32 pts; [sfa, passe 3 pts de volta para a agulha esquerda, passe o fio em torno dos pts para a frente da agulha esquerda (não por cima da agulha), 2t, 5pjt] 8 vezes, sfa, passe 3 pts de volta para a agulha esquerda, 3pjt, feche o nó.

A C A B A M E N T O
Embutir as pontas e lavar usando sabão apropriado.

Remover o excesso de água do xale e bloquear usando arames próprios para bloquear e alfinetes. Passe os arames pelo tubo de i-cord na borda superior do xale para deixá-la reta e em pontos ao longo das bordas. Estique bem o xale e os arames. Prenda alfinetes em cada motivo do barrado modelando-o na forma de sino. Quando estiver totalmente seco, remova os alfinetes.

S O B R E   A   D E S I G N E R
Atualmente designer em tempo integral, a primeira receita de Romi apareceu na revista Knitty, então seu coração tem um lugar enorme ocupado por Amy, Jillian e demais tripulação de Knitty.

Nesses dias ela está trabalhando no seu terceiro e-book de assinatura anual em colaboração com Jimmy Beans Wool e está perambulando em sua nova casa no deserto.

Passe pelo seu blog e diga oi!

Receita & imagens © 2012 Rosemary (Romi) Hill. Entre em contato com Romi

Anúncios