por Jane Araújo
Receita original e fotografias: http://www.ravelry.com/patterns/library/gail-aka-nightsongs
MATERIAL
1 meada de Hand Maiden Sea Silk
Agulhas 4.5mm
Eu usei fio de espessura fingering, mas você pode usar qualquer espessura que desejar. A “rendabilidade” do xale vai depender do tamanho da agulha, quanto maior a numeração das agulhas, mais rendado será o xale.
Você pode fazer esse xale tão longo ou tão curto quanto quiser. Lembre-se que a quantidade de fio necessária mudará de acordo com o tamanho do xale e com o fio escolhido.
O xale que tricotei tem 7 repetições do gráfico. Você pode continuar tricotando enquanto quiser / tiver fio.
AMOSTRA?
Vamos pular essa parte?
INSTRUÇÕES
Monte 4 pontos e trabalhe duas carreiras em cordões de tricô. A borda consiste de dois pontos de cada lado, trabalhado em cordões de tricô – estes pontos não são mostrados no gráficos. As carreiras do lado avesso são trabalhadas em ponto tricô.
No lado direito do xale (primeira linha do gráfico) você fará:
2m (borda), 2 laç., 2m (borda)
Continue trabalhando seguindo o primeiro gráfico até o comprimento desejado.
GRÁFICO 1 – LADO DIREITO
Observações: A área em cinza mostrada no gráfico é uma única folha. A coluna amarela é a coluna central. Se desejar, você pode cortar os gráficos e colá-los, sobrepondo a coluna amarela em ambos os gráficos. Os quadrados vazios não são pontos, apenas preenchem os espaços para que o gráfico fique fácil de visualizar.
Lembre-se: os pontos da borda não são mostrados nos gráficos.
GRÁFICO 1 – LADO ESQUERDO
Observações: A área em cinza mostrada no gráfico é uma única folha. A coluna amarela é a coluna central. Se desejar, você pode cortar os gráficos e colá-los, sobrepondo a coluna amarela em ambos os gráficos. Os quadrados vazios não são pontos, apenas preenchem os espaços para que o gráfico fique fácil de visualizar.
Lembre-se: os pontos da borda não são mostrados nos gráficos.
Os dois gráficos acima mostram a primeira repetição das carreiras dos dois lados direitos (não mostra o avesso). Você perceberá que o xale cresce para as laterais adicionando uma folha à cada lado e duas folhas no centro.
As folhas centrais começam com as laçadas duplas. A maneira que você as trabalha no lado avesso fica à seu critério. Eu prefiro fazer 1t seguido de um 1t pelo fio de trás, mas sinta-se à vontade para fazer 1t seguido de 1m ou 1m seguido de 1t.
Para tricotar um xale como o que fiz, repita sete vezes as linhas 3 à 33 do gráfico, atentando-se para o fato de que somente as folhas das bordas e as folhas centrais (aquelas mais próximas à coluna amarela) começam com laçadas. Nada a impede de tricotar um xale mais comprido. Quando chegar ao comprimento desejado, vá para o gráfico da borda.
GRÁFICO DA BORDA
Observações: Ao alcançar a borda, você não fará uma laçada dupla no centro. O gráfico mostra a ponta de uma folha e os pontos que preenchem espaços que ficam entre as folhas. Repita o gráfico ao longo do comprimento quantas vezes for necessário. Os quadrados vazios não são pontos, apenas preenchem os espaços para que o gráfico fique fácil de visualizar.
Lembre-se: os pontos de borda não são mostrados nos gráficos.
Arremate *trabalhando 1m, retorne esse ponto para a agulha esquerda, 2pjm, retorne para a agulha esquerda*, repita de * à * até que reste apenas 1 ponto, corte o fio, dê um nó e bloqueie o xale.
Esta receita é para uso estritamente pessoal e não comercial. Qualquer uso diferente requer permissão antecipada do autor. Isto inclui a distribuição dessa receita através de meio eletrônico ou mídia impressa. Você pode imprimir cópias dessa receita para uso pessoal, mas você não pode vendê-las. Reescrever, redesenhar os gráficos e/ou outras adaptações dessa receita não será permitida sem a permissão escrita do author.
©2009/2010 Jane Araújo
Pingback: Que coisa! » Colours from Chaos