Xale Bitterroot

por Rosemary (Romi) Hill
Receita original e fotografias em http://www.knitty.com/ISSUEwinter09/KSPATTbitterroot.php

TAMANHOtrico em prosa.com - receita traduzida do Xale Bitterroot de Rosemary (Romi) Hill
Pequeno/xaleco [mostrado em azul], grande/xale [mostrado em roxo] (veja as fotografias em Knitty)

MEDIDAS DEPOIS DE PRONTO
Altura no centro: 25 [37] polegadas / 63,5 [aprox.94] centímetros
Largura ao longo da borda superior: 54 [71] polegadas / aprox.137 [180] centímetros

MATERIAL
Obs.: o xale maior foi tricotado usando fio fiado à mão na espessura lace. O xale menor foi tricotado usando fio comercial na espessura sport.

Tamanho de agulha recomendada
[sempre use o número de agulha que lhe dê a amostra abaixo – a amostra de cada pessoa é única]

1 agulha circular número US #6/4,00 mm com no mínimo 32 pol./80 cm de comprimento

Ferramentas
207 [656] contas de tamanho 6
Fio macio (será descartado depois)
Marcadores de pontos
Agulha de tapeçaria
Agulha de crochê, pequena o suficiente para passar pelo buraco das contas

AMOSTRA
20 pontos / 30 carreiras = 4 poleg. ou aprox. 10 centímetros

OBSERVAÇÃO DA RECEITA
chart = gráfico
pm = ponto meia
laç. = laçada
sk2p = Passar 1 ponto sem fazer em meia, 2 pontos juntos em meia, passar o ponto sem fazer sobre os dois pontos trabalhados juntos = 2 pontos diminuídos.
sk = Passar 2 pontos separadamente em meia, inserir a agulha esquerda na frente desses dois pontos e usar a agulha direita para trabalhar os dois pontos juntos pelos fios de trás = 2 pontos diminuídos.
laçada tripla: envolver a agulha direita com o fio três vezes, da frente para trás.
colocar as contas: Trabalhar o ponto como mostra o gráfico. Escorregar uma conta na agulha de crochê, usar a agulha de crochê para levantar o ponto recém trabalhado para fora da agulha direita, escorregar a conta para baixo e retornar o ponto para a agulha direita.
arremate: Ao arrematar para esse projeto, faça o seguinte:
Trabalhe dois pontos como pede a receita, retorne ambos os pontos para a agulha esquerda e trabalhe os dois pontos juntos em meia pelo fio de trás, [trabalhe o próximo ponto como pede a receita, passe ambos os pontos para a agulha esquerda e trabalhe os dois pontos juntos em meia pelo fio de trás] até que todos os pontos tenham sido arrematados.

Gráficos
Os gráficos para essa receita são muito grandes. Cada um cabe em uma página tamanho Carta.

Na linha abaixo, clique no nome do gráfico e imprima a página resultante.
Gráficos A + B + C  Gráfico D  Gráficos E + FGráficos G [revisado em 23/dez/2009]

Legenda utilizada nos gráficos traduzida para português

Legenda utilizada nos gráficos traduzida para português

INSTRUÇÕES
Ambos os tamanhos:
Usando o fio descartável, monte 3 pontos.

Usando o fio que será utilizado no projeto, trabalhe 15 carreiras em cordões de tricô (trabalhe todos os pontos em meia); você terá 7 picos dos cordões de tricô. Ao terminar a última carreira, não vire o trabalho; gire a peça 90 graus no sentido horário, levante e trabalhe em ponto meia cada um dos 7 picos (1 para cada pico dos cordões de tricô) ao longo da borda da peça; remova o fio descartável colocando os pontos que estavam nele na agulha, então trabalhe esses pontos em meia.

Carreira de ajuste [lado direito]: 3 pm., coloque um marcador de pontos, laç., 3 pm., laç., coloque o marcador de pontos, 1pm, coloque um marcador de pontos, laç., 3 pm., laç., coloque um marcador de pontos, 3 pm. Teremos 17 pontos.

Próxima carreira [lado avesso]: 3 pm, ponto tricô até últimos 3 pontos, 3 pm.

Importante: Ao trabalhar os gráficos A, B, C, E e F, faça assim:
Carreiras do lado direito: 3 pm., passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe os pontos como pede o gráfico (carreiras de números ímpares) até o próximo marcador de pontos, passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe em ponto meia o ponto central, passe o marcador de pontos para a agulha direita, trabalhe os pontos do gráfico até o último marcador de pontos, passe o marcador de pontos para a agulha direita, 3 pm.

Carreiras do lado avesso: 3 pm., passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe os pontos em tricô até os últimos 3 pontos (carreiras pares do gráfico), passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, 3 pm.
Trabalhe as carreiras 1-8 do Gráfico A uma vez, então trabalhe as carreiras 9 – 28 três vezes. Teremos 153 pontos.

Trabalhe as carreiras 1 – 20 do Gráfico B. Teremos 193 pontos.

Trabalhe as carreiras 1 – 24 do Gráfico C. Teremos 241 pontos.

Apenas xale pequeno / xaleco:
Trabalhe as carreiras 1 – 23 do Gráfico D, trabalhando cada carreira da seguinte maneira: 3 pm., passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe os pontos da Seção Direita até o próximo marcador, trabalhando a seção contornada de repetição da receita 11 vezes; passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe os pontos da Seção Central, passe o marcador de pontos para a agulha esquerda; trabalhe os pontos da Seção Esquerda, trabalhando a seção contornada de repetição da receita 11 vezes; passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, 3 pm.

Observe que enquanto na maioria das carreiras a Seção Direita e a Seção Esquerda são iguais, elas se diferem nas carreiras 19 e 23. Quando todas as carreiras do Gráfico D estiverem completas, haverá 341 pontos (cada laçada tripla conta como três pontos).

Arremate todos os pontos da maneira descrita acima no tópico “Observações da receita”. Ao trabalhar as laçadas triplas, trabalhe a primeira laçada em ponto meia, a segunda laçada em ponto tricô e a terceira laçada em ponto meia.

Somente xale grande:
Trabalhe as carreiras 1 – 16 do Gráfico E. 273 pontos.

Trabalhe as carreiras 1 – 16 do Gráfico F. 309 pontos.

Trabalhe as carreiras 1 – 23 do Gráfico G, trabalhando cada carreira da seguinte maneira: 3 pm., passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe os pontos da Seção Direita até o próximo marcador, trabalhando a seção contornada de repetição da receita 15 vezes; passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, trabalhe os pontos da Seção Central, passe o marcador de pontos para a agulha esquerda; trabalhe os pontos da Seção Esquerda, trabalhando a seção contornada de repetição da receita 15 vezes; passe o marcador de pontos para a agulha esquerda, 3 pm.

Observe que enquanto na maioria das carreiras a Seção Direita e a Seção Esquerda são iguais, elas se diferem nas carreiras 19 e 23. Quando todas as carreiras do Gráfico G estiverem completas, haverá 437 pontos (cada laçada tripla conta como três pontos). Arremate todos os pontos da maneira descrita acima no tópico “Observações da receita”. Ao trabalhar as laçadas triplas, trabalhe a primeira laçada em ponto meia, a segunda laçada em ponto tricô e a terceira laçada em ponto meia.

Arremate todos os pontos da maneira descrita em “Observações da receita”. Ao trabalhar as laçadas triplas, trabalhe a primeira laçada em ponto meia, a segunda laçada em ponto tricô e a terceira laçada em ponto meia.

ACABAMENTO
Alinhave as pontas e faça o bloqueamento molhado como segue: mergulhar a peça completamente em água com pouco de detergente para lã. Apertar para retirar o excesso de água e enrolar dentro de uma toalha para secar mais. Se for usar arames de bloquear (blocking wires), passe-o pelas laçadas triplas. Alfinete o xale, assegurando-se de alfinetar as laçadas triplas e o ponto central de cada conta das folhas. Medir o comprimento e a altura do xale enquanto modela e alfineta o xale. Deixe secar totalmente.

SOBRE A DESIGNER
Colaboradora regular de Knitty, Rosemary (também conhecida como Romi) é proprietária e fundadora da Designs by Romi, fornecedora de broches para xales, jóias em forma de novelos e receitas de tricô. Agora que seu livro Elements of Style: Knit & Crochet Jewelry with Wire, Fiber Felt and Beads  (Interweave Press) foi publicado, ela está trabalhando em mais peças de tricô e no novo Clube de Broches & Rendas.

Ela bloga aqui.
Entre em contato com Rosemary.

Anúncios