Gorro Odessa

por Grumperina
Receita original publicada em Magknits, February 2006
Receita no Ravelry: http://www.ravelry.com/patterns/library/odessa

Tudo sobre esse gorro me lembra um dia de primavera em Odessa: a cor – uma cópia carbono da florada de lilás por toda cidade, as linhas curvadas – reminicência do sol aparecendo através das nuvens, as contas peroladas – o sorriso das pessoas e os olhos brilhantes saudando os meses de verão que estão chegando.

O gorro Odessa é um projeto que satisfaz – é todo tricotado circularmente, requer apenas um novelo de Rowan Cashsoft DK, acabamento mínimo e pronto para uso imediato. A elasticidade natural do fio e do ponto da receita permite que o gorro cubra uma faixa de tamanhos de cabeças – de 20 pol. /51 cm. (criança grande) até 23 pol. /58 cm. (adulto grande). As contas são um detalhe maravilhoso, apesar de ser importante lembrar que representam risco se forem engolidas; use o seu julgamento. Omitir as contas e escolher uma cor de fio apropriada certamente agradará também os admiradores masculinos de Odessa.

Tamanho finalGorro Odessa Creme
Circunferência de 42,5 cm e 19 cm de profundidade sem esticar; para servir em cabeças de 20 pol.(51cm) até 23 pol. (58 cm) de circunferência

Fio
Rowan Cashsoft DK [57% merino extra fino, 33% microfibra, 10% cachemira;
142 jardas (130 m)/50 g]: 1 novelo na cor Bella Donna 502.

Agulha
Agulha circular número US 4/3,5 mm e US 6/4,00 mm de 16 pol./40 cm de comprimento
Agulha de ponta dupla número US 6/4 mm, ou do tamanho necessário para obter o tamanho da amostra

Acessórios
Contas peroladas de número 6
Anéis marcadores de ponto
Agulha de tapeçaria

Amostra
26 pontos e 33 carreiras = quadrado de 4 pol. /10 cm tricotado circularmente

Observação
Se quiser omitir as contas, simplesmente trabalhe em ponto meia os pontos 1mc. Mais informações sobre como tricotar com contas podem ser encontradas na edição de Knitscene Fall 2007

Pontos empregados
m: ponto meia
t: ponto tricô
laç. : laçada

ssk: Passe dois pontos sem fazer, em meia, um de cada vez. Insira a agulha da mão esquerda na frente desses pontos e faça um ponto meia a partir dessa posição. Um ponto diminuído

mc: ponto meia com conta. Insira a agulha direita no ponto da agulha esquerda como se fosse fazer um ponto meia comum. Deslize uma conta para perto da agulha direita e termine de executar o ponto meia puxando a conta para frente do trabalho ao completar o ponto. A conta deve assentar na perna direita do “V” formado pelo ponto meia. Trabalhe o ponto firmemente para que a conta não passe para o lado avesso.

mate duplo: passe um ponto sem fazer em meia, trabalhe dois pontos juntos em meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto trabalhado. Dois pontos diminuídos

Pontos Odessa
volta simples:
* ssk, 6m, laç., 2m, repetir a partir de * até o final da volta
volta com contas: * ssk, 3m, 1mc, 2m, laç., 2m, repetir a partir de * até o final da volta

Receita
Antes de começar, introduza 150 contas no fio do novelo. Enquanto tricota, deslize-os gentilmente para a outra extremidade do trabalho, quando necessário.

Com a agulha circular número US 4/3,5mm monte 110 pontos. Feche a volta tomando o cuidado de não torcer. Trabalhe a barra do gorro em *3m e 2t* para a volta completa até que tenha 2,5 cm de altura. Trabalhe 2m e coloque o marcador de pontos. O marcador de pontos (e não a ponta do fio da montagem dos pontos) é o novo começo de volta de todas as voltas futuras. Mude para agulhas de tamanho US 6/4mm. Comece a usar os pontos Odessa: trabalhe duas voltas simples, *1 volta com contas,  3 voltas simples, repetir a partir de * até que o trabalho meça 5.5 pol./14 cm a partir da montagem dos pontos. Para um gorro mais profundo, você poderá trabalhar mais 1-2 pol./ 2,5-5 cm.

Inicie as diminuições (mude para agulhas de pontas duplas quando houver muito poucos pontos para dar a volta em torno da agulha circular). Repita cada linha de instruções para uma volta inteira:

1. ssk, 4m, 1mc, 1m, laç., 2m (110 pontos restantes)
2. 1 mate duplo, 5m, laç., 2m (99)
3. ssk, 5m, laç., 2m
4. 1 mate duplo, 4m, laç., 2m (88)
5. ssk, 3m, 1mc, laç., 2m
6. 1 mate duplo, 3m, laç., 2m (77)
7. ssk, 3m, laç, 2m
8. 1 mate duplo, 2m, laç., 2m (66)
9. ssk, 2m, laç., 2m
10. 1 mate duplo, 1m, laç., 2m (55)
11. ssk, 1m, laç., 2m
12. 1 mate duplo, laç., 2m (44)
13. ssk, 2m (33)
14. ssk, 1m (22)
15. ssk (11)

Corte o fio, deixando uma ponta longa o suficiente para fazer o acabamento. Passe a ponta do fio pelos 11 pontos restantes, puxando para fechar o buraco e alinhave por dentro do gorro. Bloqueie os pontos levemente.

Grumperina bloga em http://www.grumperina.com/knitblog
©2008 http://www.grumperina.com. Todos os direitos reservados.

Anúncios

4 respostas em “Gorro Odessa

Os comentários estão desativados.