Cachecol Henry

de Mareike Sattler
Receita original em http://www.knitty.com/ISSUEfall07/PATThenry.html

Quando me ofereci para tricotar um cachecol para um certo homem de minha vida, não faz muito tempo, minha proposta foi aceita com um suspiro de cautelosa expectativa. Sabendo que nem todos ficam tão animados como eu em relação à peças de vestuário feitas à mão mas confiante no meu talento como tricoteira, me pus a imaginar um design que não pareceria tão feito à mão e então disso surgiu Henry. O padrão em sutil ziguezague obtido com pontos passados sem trabalhar no fundo de ponto jérsey cria uma bonita trama que mais parece ter saído de um tear que tricotado, ao mesmo tempo sua montagem ao longo do comprimento difere da construção usual do cachecol que é de baixo para cima com pontos tricô e meia.

trico em prosa.com - receita traduzida Cachecol Henry

O resultado é um cachecol clássico com linhas limpas e design sofisticado apropriado para qualquer pessoa, mas em especial para aqueles que necessariamente não escolheriam usar um item tricotado à mão. Uma versão mais larga desse cachecol daria uma bela manta de bebê ou coberta.

O cachecol é trabalhado no sentido do comprimento. As carreiras de montagem de pontos e de arremate formam as bordas laterais do cachecol depois de pronto e são trabalhadas de forma circular. A borda de três pontos passados sem fazer formam as bordas inferiores e superiores do cachecol pronto. A dificuldade da receita está nas partes mais simples, montar e arrematar os pontos requerem um pouco mais de tempo e atenção, e por isso esse cachecol foi classificado como tangy (“tangy” é utilizado em Knitty para classificar receitas cujo nível de dificuldade situa-se entre fácil e difícil, ou seja, dificuldade média).

TAMANHO
Único

MEDIDAS DEPOIS DE PRONTO
Comprimento: 60 pol./152,4 cm
Largura: 8 pol./20,32 cm

MATERIAIS
4 novelos de fio Jaeger Matchmaker Merino 4-ply [100% Lã Merino; 200 jardas/183 metros por novelo de 50g]; cor: Anthracite;
1 agulha circular US #2/2.75mm, 32 pol./80cm de comprimento
1 agulha circular US #3/3.25mm, 32 pol./80cm de comprimento
Aproximadamente 3,5 metros de fio descartável, de espessura/amostra similar ao fio de trabalho, em cor contrastante.
Agulha de tapeçaria

AMOSTRA
28 pts/36 carreiras = 4 pol./10 cm em ponto jérsey usando agulha US#3/3.25mm

OBSERVAÇÕES DA RECEITA
Ao substituir o fio, escolha um fio fino ou para meias, uma vez que o ponto do cachecol produz uma trama bem densa. Estamos tentando criar um tecido macio com bom caimento, mas com substância suficiente para segurar sua forma e exibir o padrão.

Por causa do grande número de pontos nas agulhas, verifique periodicamente o seu trabalho para assegurar que o ponto está alinhando da maneira certa. São carreiras muito longas para desmanchar se cometer um erro!

Ao mudar o número de pontos no cachecol (para alongá-lo ou torná-lo mais curto), assegure-se que tenha múltiplos de 4. Ao montar os pontos usando o fio descartável, monte metade da quantidade de pontos desejada, mais 1.

O ponto do cachecol, Ziguezaque Transversal Tecido (Woven Transverse Herringbone), foi obtido do livro Treasury of Knitting Patterns de Barbara Walker, página 96.

m: ponto meia
t: ponto tricô
laç: laçada
CFF: Com o fio segurado na frente do trabalho
CFA: Com o fio segurando atrás do trabalho

RECEITA
Carreiras de ajuste:
Usando o fio descartável e agulhas de numeração menor, monte 227 pontos.

Usando o fio do cachecol, trabalhe como segue:
Carreira 1 [avesso]: 1m, [1m, laç] até o último ponto, 1m.
Carreira 2 [direito]: [Passe 1 CFF, 1m] até o fim. [452 pts]
Carreira 3 [avesso]: Passe 1 CFF, 1m, passe 1 CFF, t até os últimos 3 pts, passe 1 CFF, 1m, passe 1 CFF.

Corpo do Cachecol:
Usando a agulha de numeração maior, proceda da seguinte maneira:
Carreira 1 [direito]: 1m, passe 1 CFF, 3m, [passe 2 CFF, 2m] até os últimos 3 pts, 1m, passe 1 CFF, 1m.

Carreira 2 [avesso]: Passe 1 CFF, 1m, passe 1 CFF, 1t, [passe 2 CFA, 2t] até os últimos 4 pts, 1t, passe 1 CFF, 1m, passe 1 CFF.

Carreira 3 [direito]: 1m, passe 1 CFF, 1m, [passe 2 CFF, 2m] até os últimos 5 pts, passe 2 CFF, 1m, passe 1 CFF, 1m.

Carreira 4 [avesso]: Passe 1 CFF, 1m, passe 1 CFF, 3t, [passe 2 CFA, 2t] até os últimos 6 pts, passe 2 CFA, 1t, passe 1 CFF, 1m, passe 1 CFF.

Carreiras 5-12: Repita Carreiras 1-4 mais duas vezes.
Carreira 13 [direito]: Trabalhe como a Carreira 3.
Carreira 14 [avesso]: Trabalhe como a Carreira 2.
Carreira 15 [direito]: Trabalhe como a Carreira 1.
Carreira 16 [avesso]: Trabalhe como a Carreira 4.
Carreiras 17-24: Repita as Carreiras 13-16 mais duas vezes.

Repita as Carreiras 1-24 mais seis vezes.

Carreiras de Finalização:
Usando as agulhas de numeração menor, proceda da seguinte maneira:
Carreira 1 [direito]: 1m, passe 1 CFF, meia até os últimos 2 pts, passe 1 CFF, 1m.
Carreira 2 [avesso]: [Passe 1 CFF, 1m] até o final.
Carreira 3 [direito]: [Passe 1 CFF, 1m] até o final.

Arremate:
O cachecol é arrematado usando o arremate tubular. Corte o fio, deixando uma ponta de comprimento confortável para trabalhar; aproximadamente 2 metros é o recomendado. Você vai precisar juntar outra ponta de fio em algum momento do arremate, mas deixar a ponta do comprimento suficiente para arrematar tudo seria trabalhoso e tenderia a embaraçar. Passe a ponta do fio pela agulha de tapeçaria.

Leia completamente os próximos passos antes de iniciar.

Vire a agulha de maneira que o lado avesso esteja para cima. Existem dois tipos de pontos na agulha: pontos tricô e pontos meia. Os pontos em tricô são os pontos meia da carreira anterior. Os pontos meia são os pontos passados sem fazer da carreira anterior. Os primeiros pontos da agulha, quando você começar, devem ser um ponto tricô seguido de um ponto meia.

Passo 1: Insira a agulha de tapeçaria da direita para a esquerda pelos dois primeiros pontos da agulha esquerda (um ponto tricô e um ponto meia). Deixe os dois pontos da agulha esquerda cairem para a agulha de tapeçaria e puxe todo o fio.

Passo 2: O próximo ponto na agulha esquerda deve ser um ponto tricô. Insira a agulha de tapeçaria por esse ponto, da esquerda para a direita, e puxe todo o fio. Não deixe o ponto sair da agulha esquerda.

Passo 3: Insira a agulha de tapeçaria, da direita para a esquerda, pelo último ponto que saiu da agulha esquerda (no final do passo 1), então pelo segundo ponto que está na agulha esquerda (um ponto meia). Puxe o fio totalmente; não deixe cair nenhum ponto da agulha esquerda.

Passo 4: Insira a agulha de tapeçaria da direita para a esquerda pelo primeiro ponto na agulha esquerda. Puxe todo o fio e deixe os dois pontos cairem da agulha esquerda.

Repita os passos 2-4 até que todos os pontos sejam arrematados.

ACABAMENTO
Com muito cuidado, remova o fio descartável da montagem de pontos. O trabalho não vai desmanchar; o arremate tubular vai combinar com a borda de pontos montados.
Embutir todas as pontas.

Molhe o cachecol em água com sabão, enxague cuidadosamente e aperte gentilmente para remover o excesso de água.
Estique o cachecol numa superfície horizontal nas dimensões desejadas. Eu não usei alfinetes para bloquear, apesar de que você pode querer usá-los.
Deixe secar totalmente. Os pontos ficarão homogêneos de uma maneira bem bonita.

SOBRE A DESIGNER
Mareike aprendeu a tricotar com sua mãe quando era muito jovem, na Alemanha. Depois de se mudar para o sul dos Estados Unidos, onde o clima não inspira nem uso nem a criação de acessórios de lã, o tricô cedeu lugar para outros interesses, mas não por muito tempo. Ela sente-se desconfortável sem um par de agulhas nas mãos.

Receita & imagens © 2007 por Mareike Sattler. Entre em contato com Mareike

Anúncios