Como evitar buracos no polegar de luvas

Quem já tricotou luvas sabe que é muito comum aparecer um buraco na parte interna do polegar. E haja imaginação para fechar esse buraco.

Depois de muita tentativa e erro eu consegui elaborar uma maneira de levantar os pontos do polegar de modo que não fique buraco nenhum. Ou quase… Digo isso porque a primeira mitene ficou perfeita, sem falhas, fechada. Já na segunda apareceu um buraco bem pequeno (mas apareceu). Como era pequeno foi muito fácil de fechar ao embutir a ponta do fio. Nada comparado ao que já tive de fazer.

blog tricô em prosa - tutorial - Como evitar buracos no polegar de luvas

Mas vamos ao passo a passo!

A maneira mais comum de tricotar uma mitene é montar os pontos do punho, fechar a volta e tricotar circularmente. Ao atingir a altura desejada do punho, iniciamos os aumentos para dar forma ao polegar ao mesmo tempo em que tecemos o corpo da luva. Chega o momento em que devemos transferir os pontos do polegar para um pedaço de fio qualquer para fechar a volta apenas com os pontos do corpo da luva (palma e costas) que serão trabalhados até alcançar os dedos. Depois de arrematar, devemos retomar os pontos do polegar que estão em espera no pedaço de fio. É nessa hora que os passos desse tutorial devem ser seguidos.

Etapa inicial: Antes de começar, precisamos identificar dois pontos meia localizados abaixo da volta em que transferimos os pontos do polegar para o fio descartável.

Na fotografia seguinte, vemos em destaque os dois pontos meia que precisamos identificar, bem abaixo da junção da volta.
blog tricô em prosa - tutorial - Como evitar buracos no polegar de luvas
O ponto meia da direita será trabalhado primeiro, depois virão os pontos do fio descartável e, finalmente, vamos trabalhar o ponto meia da esquerda.

Passo 1: Inserir a ponta da agulha, da direita para a esquerda, por baixo das duas alças que formam o ponto meia localizado à direita na etapa “Como identificar os dois pontos meia”. Cada alça desse ponto será trabalhada em meia, sem torcer (não trabalhar o ponto meia pelo fio de trás).blog tricô em prosa - tutorial - Como evitar buracos no polegar de luvas

Passo 2: Transferir para a agulha todos os pontos que estavam à espera no fio descartável.
blog tricô em prosa - tutorial - Como evitar buracos no polegar de luvas

Passo 3: Inserir a ponta da agulha, da direita para a esquerda, por baixo das duas alças que formam o ponto meia localizado à esquerda na etapa “Como identificar os dois pontos meia”. Na primeira volta, cada alça desse ponto será trabalhada em meia, sem torcer.
blog tricô em prosa - tutorial - Como evitar buracos no polegar de luvas

Agora temos na agulha as duas alças do primeiro ponto meia + os pontos transferidos do fio descartável + duas alças do segundo ponto meia.

Como trabalhar a primeira volta: Ao trabalhar os pontos na primeira volta, lembre-se que devemos trabalhar um ponto meia em cada alça, sem torcer. Ao final da primeira volta temos na agulha o número de pontos que foram deixados em espera no fio acrescidos de quatro pontos provenientes das alças dos dois pontos meia.

Anúncios