A Jenny Staiman cria peças insólitas e suas meias tem as construções mais inusitadas.
Ela inventou esse arremate surpreendentemente elástico, descrito nesse artigo, em inglês. Ele é mais elástico que o arremate costurado da Elizabeth Zimmermann e ainda tem a vantagem de que não precisa cortar o fio. Indicado para arrematar golas de suéteres, meias tecidas dos dedos para cima (toe-up), punhos de suéteres, etc.
Nesse arremate, um ponto é passado sobre o outro, da mesma maneira como se faz no arremate tradicional. O segredo está em “processar” cada ponto antes de arrematar. É esse “processamento” que torna o arremate extremamente elástico. O ponto meia é processado de uma maneira e o ponto tricô de outra. Uma vez que dois pontos foram processados deve-se arrematá-los da maneira tradicional.
Nesse tutorial mostrei cada passo necessário para processar o ponto meia e o ponto tricô. Note que eu já havia arrematado alguns pontos quando comecei a fotografar, de modo que já tem um ponto processado na agulha direita.
Como processar o ponto meia
Se o próximo ponto na agulha direita é um ponto meia:
Passo 1) Faça uma laçada invertida (com o fio atrás do trabalho, passe-o por cima e para frente da agulha direita):
Passo 2) Trabalhe o ponto da agulha esquerda em meia:
Passo 3) Na agulha direita, passe a laçada invertida sobre o ponto meia recém-trabalhado:
Como processar o ponto tricô
Se o próximo ponto na agulha direita é um ponto tricô:
Passo 1) Faça uma laçada da maneira usual (com o fio na frente do trabalho, passe-o por cima e para trás da agulha direita):
Passo 2) Trabalhe o ponto da agulha esquerda em tricô:
Passo 3) Passe a laçada sobre o ponto tricô:
Um ponto tricô foi processado:
Como arrematar
Siga as seguintes intruções: Processar o primeiro ponto, *processar o próximo ponto, passar o primeiro ponto processado sobre o segundo, repetir a partir de *. Ou seja, cada vez que houver dois pontos processados na agulha direita, arrematar da maneira tradicional.
Quando estiver familiarizada, pode-se tornar o arremate mais rápido fazendo o seguinte: no passo 3 da cada processamento, em vez de passar apenas a laçada sobre o ponto trabalhado, passe laçada + ponto processado anteriormente sobre o ponto trabalhado.
A Cat Bordhi fez um vídeo excelente sobre esse arremate e no final dele mostra como fazer um acabamento perfeito para peças circulares (meias, punhos, etc.) com a ponta do fio.