mãos abrigadas do frio

Quando vi que havia sobrado bastante fio do gorro que teci para minha cunhada, não pensei duas vezes em tecer um par de mitenes para ela. Amo mitenes, é tão bom ter um par por perto no escritório quando uma corrente de ar frio insiste em gelar minhas mãos.

blog tricô em prosa - para mãos abrigadas do frio - receita grátis em português

Para tecê-las eu decidi não usar o mesmo ponto do gorro porque eu queria que ficassem mais fechadas, mas mantive uma sequência mais ou menos parecida dos pontos usados na barra do gorro.

Como são poucos pontos para montar, nem fiz amostra. Quando não gostei de algo, desmanchei e comecei de novo. Diversão garantida!

blog tricô em prosa - para mãos abrigadas do frio - receita grátis em português

Experimentei bastante com os aumentos para formar o polegar. E anotei todas as modificações já que eu teria de tricotar a segunda luva igual à primeira.

Também testei várias maneiras de retomar os pontos do polegar, porque todas as vezes em que tricotei luvas, sempre ficava um buraco na parte interna. E era uma dor de cabeça para fechar esses buracos de maneira satisfatória.

blog tricô em prosa - para mãos abrigadas do frio - receita grátis em português

Desta vez eu literalmente me sentei com o firme propósito de elaborar uma maneira de levantar os pontos do polegar sem que ficasse buraco algum. Algumas horas mais tarde eu consegui! Fotografei os passos e os descrevi nesse tutorial.

Nem preciso dizer que tricotar as mitenes foi muito divertido. É uma peça pequena e carregava comigo à todos os lugares. O fio é macio, gostoso de tricotar e delícia de usar.

blog tricô em prosa - para mãos abrigadas do frio - receita grátis em português

Como eu tinha feito todas as anotações, aproveitei para escrever a receita em português.

Essas mitenes foram tecidas em janeiro, mas só agora eu tive a chance de fotografá-las. Finalmente pude enviar os presentes para o meu irmão e minha cunhada! Faz meses que tricotei o gorro do Fred e também o gorro da Aline.

Receita: Mitenes Bijou de Valéria Garcia
Fio: Pingouin Balloon – cor 5611 (verde bandeira)
Composição: 58% algodão, 42% acrílico
Agulha: circular número 3,5 mm

Veja essas mitenes no Ravelry

6 respostas em “mãos abrigadas do frio

  1. Amei, achei maravilhosa, muito obrigada por compartilhar a receita, e todas as dicas que ajudam muito, quem ama tricô sabe o quanto é importante cada fica, beijos!!

    Curtir

  2. Que lindeza flor! Muito obrigada! Gratidão pelo carinho que nos dá. Uma receita grátis e escrita em português! Beijos Beijos!

    Curtir

  3. Valéria, ficaram lindas! Vai para a minha lista, no momento estou na fase de tecer luvas e adorei a sua receita. E agradeço também pelo tutorial, sempre tenho problemas com os buracos. rs
    bjs

    Curtir

  4. Olá, Valéria! Tudo bem?
    Sou de Uberlândia também. Eu adoro trabalho manuais e minha mais recente paixão é o tricô. Fiz um cachecol usando uma lã merino que trouxe do Uruguai e amei o resultado. Tenho muito interesse em aprender mais sobre essa técnica, mas não encontrei nenhuma professora em Uberlândia. Você conhece alguma para me indicar?

    Curtir

Os comentários estão desativados.