delicada bijou

Depois que criei uma receita de gorro para o meu irmão, fiquei super animada com a ideia de escrever outra receita de gorro, dessa vez para a minha querida cunhada.

tricô em prosa - delicada bijou

A Aline é uma mulher dinâmica, criativa, responsável e talentosa. Eu queria que o gorro dela tivesse um ponto delicado. Como não encontrava um ponto que me agradasse, acabei selecionando uma sequência de pontos muito utilizada em vários pontos japoneses.

Teci uma amostra e gostei do resultado.

A região onde a Aline mora é muito quente, realidade da maioria do território brasileiro. Por esse motivo eu usei um fio com grande percentual de algodão, macio ao tato, uma delícia. Esse é um gorro para ser usado como acessório, só para dar um toque ao visual, não para aquecer. No máximo, protege contra o vento.

No total eu tricotei três gorros, mas desmanchei dois deles para refazê-los inteiramente. Ou seja, tricotei essa receita umas cinco vezes.

O primeiro, de cor azul turquesa, ficou exatamente do tamanho da minha cabeça, muito justo e isso não me agradou. Essa primeira versão foi tecida com barra de dez voltas e 40 voltas do ponto do corpo antes de iniciar as diminuições para formar o topo.

O segundo gorro, feito com o restante do fio azul turquesa, foi tecido com uma barra de dez voltas e 44 voltas do ponto do corpo antes de iniciar as diminuições para o topo. Foi o suficiente para que não ficasse excessivamente justo.

tricô em prosa - delicada bijou

Não resisti em tecer um terceiro gorro, dessa vez na cor verde. Gostei tanto dessa cor que decidi presentear a Aline com esse gorro. Ele foi tecido seguindo as mesmas instruções da segunda versão da receita.

Acontece que no dia em que fui fotografar o gorro para publicar no blog, simplesmente não gostei da maneira como ficou quando visto de costas. Isso me incomodou ao ponto de desmanchar o gorro verde, alterar a receita e tricotar tudo novamente.

tricô em prosa - delicada bijou - Gorro Bijou

Na terceira versão do gorro eu fiz uma pequena alteração na barra: subtraí um ponto da barra, que seria adicionado mais tarde, antes de iniciar o ponto do corpo. Isso criou uma curva muito sutil na silhueta, mas ficou muito fofo. Semanas depois, não resisti e desmanchei o segundo gorro turquesa para refazê-lo seguindo as instruções da terceira versão.

Lavar e modelar o gorro com a ajuda de um balão deixa os pontos mais homogêneos e muito mais bonitos. Descrevi o processo em detalhes na receita e também nessa publicação.

Escrevi a receita em português e em inglês. A receita tem gráficos e, para aqueles não gostam de gráficos, acrescentei também as instruções por escrito. O gorro é uma delícia de tecer.

Receita: Gorro Bijou de Valéria Garcia
Fio: Pingouin Balloon nas cores 8508 (turquesa) e 5611 (verde bandeira)
Composição: 58% algodão, 42% acrílico
Agulha: circular número 3,00mm e 3,50mm de um metro de comprimento

Veja o gorro Bijou turquesa no Ravelry
Veja o gorro Bijou verde no Ravelry

8 respostas em “delicada bijou

  1. Adorei o gorro e o processo de criação foi muito bonito!! Eu diria: em busca da perfeição!! Você conseguiu, de novo!! Sabe, vou fazer!! Bjs.

    Curtir

  2. Olá Valéria!
    Acho incrível a forma como personaliza e interpreta as obras que faz, assim como a sensibilidade que cada uma delas transporta.
    Mais uma obra de arte no verdadeiro sentido da expressão.
    Um abraço de admiração.
    Isaura

    Curtir

  3. Querida, quando eu crescer quero ser uma tricoteira como você. Ficaram lindos, apesar das idas e vindas. Parabéns, mais uma vez. Bjs saudosos.

    Curtir

Os comentários estão desativados.