Passei os últimos três meses tecendo esse conjunto de gorro, gola e meias-luvas para minha querida prima Daniela. Foi gratificante! Todas as recordações resgatadas ao tricotar especialmente para uma pessoa tão querida me deixa em estado de júbilo.
E trabalhar com essa cor extraordinária, escolhida pela própria presenteada, me enchia de energia e entusiasmo!
A primeira peça que teci foi o gorro.
Foi tão rápido, quatro noites e já estava pronto. Não resisti em fazer aquela protuberância no topo do gorro, acho charmoso! Para isso diminui os pontos até que restassem apenas três e tricotei um i-cord curtinho, de quatro voltas, se não me engano.
Para tecer a gola eu montei 132 pontos usando a montagem tubular e agulha número 4,5mm. Trabalhei nove voltas em barra 1×1 de ponto meia torcido (sequência de *ponto meia pelo fio de trás, ponto tricô*). Em seguida fiz uma repetição das 16 linhas do gráfico. Troquei a agulha por outra de numeração 4mm e com ela fiz mais duas repetições do gráfico. Para terminar, tricotei outras nove voltas em barra 1×1 de ponto meia torcido e arrematei usando o arremate tubular para que ambas extremidades da peça ficassem idênticas.
Para tecer as meias-luvas usei agulhas de numeração 3,75mm.
Montei 48 pontos usando a antiga montagem norueguesa (mais elástica). Não fiz nenhuma barra, comecei pelas linhas do gráfico e trabalhei uma repetição e meia do gráfico (linhas 1-16 e depois 1-8).
Na linha 9 da segunda repetição fiz um aumento para iniciar o polegar. Os dois aumentos para o polegar eram trabalhados a cada três voltas. Quando o polegar atingiu 15 pontos, então eles foram colocados em espera em um pedaço de fio descartável. Continuei as voltas da palma trabalhando o gráfico até que três repetições completas do gráfico foram concluídas (contadas a partir da montagem dos pontos). Arrematei usando o arremate costurado da Elizabeth Zimmermann.
Resgatei os pontos do polegar, fiz um aumento na parte mais interna do polegar, trabalhei os 15 pontos do polegar, fiz outro aumento e fechei a volta. Tricotei quatro voltas e arrematei da mesma forma que a palma da meia-luva.
Receita: Gorro Amanara de Valéria Garcia
Fio: Fiolã Coleção Lírios do Campo
Composição: 100% lã Corriedale
Agulha: diversas numerações, descritas no texto acima
Veja esse gorro no Ravelry
Veja essa gola no Ravelry
Veja essas meias-luvas no Ravelry
Oi Valéria, mais 03 lindos trabalhos, que somos presenteados.
Tenho grande admiração, pela sua maneira, de descreve-los.
Muito obrigada, mesmo, mãos de fadas.
Um grande abração.
Sonia.
CurtirCurtir
parabéns Valéria, ficaram muito lindos!
CurtirCurtir
Bom dia Valéria. Adorei a cor.Amo amarelo.Ainda vou fazer esta boina.Abraços!
CurtirCurtir
Oi Valéria, lindas essas peças. A cor tá incrível e as fotos..bem compõe um capítulo à parte. Fantásticas!!! bjs
CurtirCurtir
Lindos! Bjs.
CurtirCurtir
Valéria, o conjunto ficou maravilhoso, e essa cor é pura alegria. Parabéns!
bjs
CurtirCurtir
Olá, adorei o conjunto, o ponto fica bem em todas as peças e a cor chama o sol, maravilhoso :-) Bom fim de semana, bjos doces
CurtirCurtir
Lindo conjunto com uma cor muito bonita, obrigada por partilhar a receita
CurtirCurtir
Bom dia, trabalho muito lindo perfeito, adorei.bjo
CurtirCurtir
Que belezura de conjunto! Amei Valéria, adoro seu bom gosto! Um beijoooo
CurtirCurtir
Mas que conjunto mais chique!!! e essa cor? deslumbrante; mas tem que ter charme pra usá-la, certo? Adorei a gola, a luva… o rabicó do gorro é o ponto forte kkk adoro:)
bjinhos
CurtirCurtir
Oi Valeria! Gosto muito de amarelo! Intensa, forte, mas ao mesmo tempo delicada, iluminada!
Lindo conjunto, e o ponto ficou muito bonito!
Tenha uma excelente semana!
bjs Nina
CurtirCurtir
Que lindos trabalhos Valéria. O conjunto é lindíssimo e cada peça, por si, é magnífica. Muitos parabéns. A Valéria é de facto perfeita nos trabalhos que realiza.
Um abraço,
Isaura
CurtirCurtir
Valéria querida,
Vou lhe contar um segredo; quando estou meio tristinha dou uma passeada pelo seu blog e meu astral melhora rapidinho só de ver seus trabalhos lindos, seus textos impecáveis e suas fotos dignas de revistas internacionais.
Vc. é uma linda mesmo!
Antes que eu esqueça, muito obrigado por seu comentário tão generoso deixado lá no blog sobre a minha Oficina.
CurtirCurtir
Valéria querida, como sempre, impecável. Além de dominar técnicas exigentes, o seu bom gosto é insuperável.
Aqui, apenas conheço uma pessoa com competência semelhante à sua – chama-se André Castro e, para além de músico, é professor de tricô. Inusitado, não?
Muito obrigada pelo seu doce comentário – vindo de quem vem enche-me de orgulho!
Beijinhos da Nina
CurtirCurtir
Oi Valéria. Muito lindo o seu blog. As peças muito bonitas e de bom gosto. (Particularmente bonitos, são os xales que vc apresenta, bem elaborados, maravilhosos!)
Amei este conjunto (apesar de eu detestar amarelo!) mas o este conjunto ficou tão bonito, que, enfim, quem sabe né?
Parabéns pelo blog.
(Na minha modesta opinião, o blog mais interessante, funcional, bem diagramado, etc sobre tricô)
Beijo!
CurtirCurtir