meias ondulantes

​Depois de tecer dois pares de meias para minha mãe, ambas com fio em tons de rosa, estava me preparando para tecer seu terceiro par com um fio de cor lilás. Então me dei conta desse padrão de cores e não gostei.

Decidi usar um fio de cor cinza granito que foi tingido à mão pela querida Sandra Baroni, proprietária da loja TricôTricô Fios. E para compensar a “sisudez” dessa bela cor, escolhi uma receita de meias rendadas que há muitos anos eu sou completamente apaixonada.

O ponto rendado dessa receita é perfeito para meias porque mistura pontos tricô com pontos meia, o que dá certa elasticidade à trama. É também é um ponto fácil de ser memorizado.

tricô em prosa - Meias Waving Lace

Em geral, meias são rápidas de tricotar. A quantidade de pontos necessária para uma volta é pouca, de modo que rapidamente o primeiro pé é terminado. Em duas semanas, tenho um par de meias terminado, pronto para ser embalado e presenteado!

Mas não foi assim que aconteceu dessa vez.

Nos últimos seis meses pelo menos, tenho várias peças iniciadas. Isso é algo novo para mim. Sempre gostei de tricotar uma peça de cada vez. Nas poucas vezes em que tricotei duas peças ao mesmo tempo, eu interrompi uma peça que iria levar muito tempo para ser concluída, para tecer uma peça mais rápida. Em poucos dias eu já retornava à peça anterior. Mas agora eu perdi o controle. Sempre tem umas três peças iniciadas, demoro muito para terminar uma e já monto os pontos de outras duas.

tricô em prosa - Meias Waving Lace

A grande vantagem de ter muitas peças em andamento é que quando surge uma oportunidade para tricotar, basta escolher uma das peças e ser feliz! Se a ocasião permitir podemos dar atenção à uma peça que requer maior concentração. Se não, é só escolher uma peça mais simples.

A grande desvantagem é que quando chega a hora de fazer algum tipo de acabamento que requer mais atenção, eu deixo essa peça de lado e dou prosseguimento às demais. Como resultado eu tricoto, tricoto, tricoto, mas nenhuma peça é de fato concluída!

tricô em prosa - Meias Waving Lace

Além das várias peças iniciadas, eu só tricotava essas meias quando não estava em casa. Não tem peça melhor para tricotar em público do que meias. São leves, pouco volumosas, cabem nas bolsas que uso no dia a dia. Daí que demorei dois meses para terminar o primeiro pé. E na hora de costurar o dedo, eu não o fiz. Substitui a agulha circular por outras de pontas duplas e deixei o pé inacabado por um mês. Enquanto isso, montei os pontos do segundo pé.

Eventualmente eu retornei ao primeiro pé, fiz a costura em grafting do dedo, embuti as pontas, lavei e coloquei para secar.

E o segundo pé teve o mesmo destino que o primeiro, ou seja, ficou de molho até o último segundo! Só fui costurar o dedo e fazer o acabamento quando viajei para a casa de meus pais para passar o Natal e o Ano Novo. Nas fotografias, é minha mãe quem exibe o seu novo par.

Receita: Waving Lace Socks de Evenlyn Clark
Fio: Fingering Superwash de TricôTricô Fios
Composição: 100% lã de ovelha Corriedale
Agulhas: circular número 2,5mm de 100 centímetros de comprimento

Veja essas meias no Ravelry

11 respostas em “meias ondulantes

  1. Adoro seus posts….. e suas peças! E esta vem bem de encontro à vontade que ando sentindo de tricotar um par de meias…. Acho que é um sinal…. rsrsrs….
    Beijos…..

    Curtir

  2. rss desta vez demorou mesmo!! ficaram lindas e não acho que dá pra tricotar em público… não para mim, ainda estou bem iniciante em meias… É raro eu ter uma peça inacabada, fico agoniada. Mas valeu a demora, ficaram perfeitas! ah adoro cores assim.
    bjinhos

    Curtir

  3. Ficaram muito bonitas e essa cor
    é linda.
    Parabéns pelos seu lindos trabalhos como sempre Valéria
    Não existe a tradução desta receita?
    Obrigada beijinhos de Lisboa

    Curtir

  4. Ficaram muito bonitas. Mais uma inspiração para os meus trabalhos.
    Minha amiga, não imagina o quanto lhe estou grata pela partilha do seu saber, gosto e imaginação.
    Deus a abençoe
    Beijinho e um muito obrigada

    Curtir

  5. Valéria, adorei as meias, e essa cor é linda demais.
    Eu tenho sempre vários trabalhos nas agulhas, enquanto estou tricotando um fico pensando no outro. rs

    bjs

    Curtir

  6. Que lindas ficaram as suas meias, Valéria. Muitos parabéns. Um abraço, Isaura

    Curtir

  7. Adoro vir aqui, e sempre tudo tão elaborado e perfeito, muito bom de se ver! Bom essas meias…
    totalmente D+ hahaha , BJOS

    Curtir

Os comentários estão desativados.