variações sobre um mesmo gorro

Passei pouco mais de um mês me divertindo a beça tricotando esses gorros. Eu me encantei com um ponto que encontrei no Pinterest, decifrei seu gráfico e comecei a brincar.

tricô em prosa - Gorro Amanara

Cada um dos gorros foi completamente desmanchado depois de pronto pelo menos uma vez. O roxo foi desmanchado duas vezes. Isso sem contar as inúmeras diminuições para fechar o topo do gorro iam surgindo a cada versão.

No início de agosto eu peguei restos de um fio azul marinho que sobrou de um casaquinho de bebê e montei os pontos da primeira versão. Montei 96 pontos. Usei agulhas número 3,5mm para a barra e agulhas número 4mm para o corpo do gorro.

blog Tricô em Prosa - Gorro Amanara Adulto Justo

Foram três tentativas para fazer as diminuições do topo do gorro. O topo ficou legal, mas o gorro ficou muito apertado na barra. Desmanchei tudo e imediatamente montei os pontos para tricotá-lo de novo, dessa vez usando 120 pontos.

É a segunda versão do gorro azul marinho que está sendo exibido nas fotografias. Em breve será presenteado.

Bem, a essa altura já estava apaixonada pelo ponto. Comecei a vislumbrar uma maneira de transformar o gorro em boina. Rascunhei a transição dos pontos da barra para o corpo posicionando os aumentos de modo que ficassem mais ou menos camuflados. Ou assim eu imaginei.

tricô em prosa - Gorro Amanara Adulto Largo

Na versão boina, o fio roxo que usei também são restos de outro casaquinho de bebê.

Mais ou menos na metade da boina, pouco antes de iniciar as diminuições para o topo, uma transição bem mais “elegante” da barra para o corpo surgiu do nada. Redesenhei a nova transição, desmanchei tudo com exceção da barra e então recomecei. Realmente, ficou muito mais “elegante”. Por enquanto, esse gorro vai ser meu companheiro.

Finalmente, morrendo de curiosidade, resolvi tecer outro gorro na versão justa, aumentando um pouco a numeração das agulhas. Usei agulhas 4mm para a barra e agulhas 4,5mm para restante do gorro. Montei 96 pontos. Terminei e fui experimentar. Ficou longo, mas assim, muito longo… e rígido. Mais parecia que eu estava usando um cone de tricô na minha cabeça! Não!

blog Tricô em Prosa - Gorro Amanara Adulto Justo

Desmanchei todo o gorro e refiz usando agulhas número 3,5mm para a barra e 4mm para o corpo. Só que dessa vez eu montei 108 pontos.

Elaborei outra diminuição para o topo do gorro. De todas as diminuições para o topo, essa última foi a que mais gostei. Antes de molhar, o gorro servia direitinho. Depois que lavei ele cresceu um pouco, mas ficou engraçadinho. Decidi mantê-lo como está.
Esse gorro não será meu companheiro, vai ser presenteado em breve.

Eu escrevi a receita do gorro, caso queiram se aventurar. É uma peça bem rápida de se fazer. E para fazer as tranças sem usar agulha auxiliar, o que torna o processo muito mais rápido, leia esse tutorial.

Receita: Gorro Amanara de Valéria Garcia
Fio: Cisne Cetim e Lã Seda da Círculo
Composição: 70% acrílico, 30% lã
Agulha: circular número 3,5mm e 4,0mm de 60 centímetros de comprimento

Veja o gorro Amanara azul marinho no Ravelry
Veja o gorro Amanara roxo no Ravelry
Veja o gorro Amanara cinza no Ravelry

11 respostas em “variações sobre um mesmo gorro

  1. Valéria, seus gorros/boina ficaram lindos demais. Todo o seu esforço valeu muito a pena. Vou fazer a boina. Muito obrigada pela receita.

    bjs

    Curtir

  2. Simplesmente sensacionais!! Essa boina me encanta!! Vou fazer, com certeza!! Amo boinas, xales e meias!!

    Curtir

  3. Que bom ver que você está de volta. Parabéns. Lindos gorros. Vou fazer um para minha neta. Como ela tem 12 anos quantos pontos você sugere? Agora tenho um celular que tira fotos. Qdo você me mandar os pontos e eu fizer o gorro, te mando a foto. Um grande abraço. PS: Ainda estou esperando você vir para Ubatuba para nos conhecermos pessoalmente e “tricotarmos” um pouco. bjs

    Wanda

    Curtir

  4. Artesanato é isso, né? O prazer de ver pronto e perfeito, não importando os caminhos q precisamos percorrer. Estão lindos! Bjo

    Curtir

  5. Que trabalhão!! mas como compensou não? Ficaram lindos, super charmosos. Não, não tenho essa competencia pra esse ponto! pelamor!!!! lindo, maravilhoso, mas não pra mim kkk você deveria escrever a receita e colocar no ravelry!

    bjinhos

    Curtir

  6. Achei todos lindos, mas o vermelho me conquistou! Adoro seus trabalhos Valéria, são lindos, bem feitos, maravilhosos! Obrigada pela receita! bjs
    Nina

    Curtir

  7. Menina! não brinco com coisa séria, como ele é lindo, perfeito, nem imagino as cabeçadas que deu para conseguir faze lo! Parabéns!

    Curtir

Os comentários estão desativados.