para o meu pai

Quando eu aprendi a tricotar meias, liguei toda feliz para o meu pai, que tem pés frios, e disse que ia tricotar um par de meias para ele. “NEEEEEM, detesto lã! Isso dá muito trabalho, não precisa tricotar NADA para mim!”, ele disse. Respirei, expliquei que podia tricotar uma meia de algodão, já que ele não suportava lã, etc. Tive de convencê-lo.

blog tricô em prosa - Meias Slip-n-Slide

Quando ele passou o telefone para minha mãe, que costuma dormir com uma toalha úmida para refrescar os pés quentes, eu contei para ela (minha voz desanimada) que tinha aprendido a tricotar meias. Mal terminei de falar ela foi logo pedindo para eu tricotar um par para ela!

Então, porque eu fui tricotar um par de meias de lã natural para o meu pai, que deixou tão claro para mim que detesta lã? É porque eu desconfio que ele não conheça lã natural, quero acreditar que ele sinta agonia ao tato do fio acrílico.

blog tricô em prosa - Meias Slip-n-Slide

Essa receita de meia é tricotada de cima para baixo (top-down), ou seja, da perna para o dedo. Montei os pontos com agulhas número 2,25mm, do jeito que pedia a receita, e trabalhei uns 10 centímetros da perna.

Desmanchei porque ficou apertado.

blog tricô em prosa - Meias Slip-n-Slide

Para solucionar essa questão eu tomei duas providências. A primeira delas foi subir a numeração da agulha para 2,75mm e a segunda providência foi acrescentar oito pontos tricô entre os pontos da meia. Esse acréscimo de pontos tricô aumentou bastante a elasticidade.

Daí eu trabalhei a perna e alguns centímetros antes de iniciar o calcanhar eu diminuí a numeração das agulhas para 2,50mm.

blog tricô em prosa - Meias Slip-n-Slide

Gostei muito do resultado. E foi muito rápido tricotar o par.

Quem posou para as fotografias foi o meu marido, que calça o mesmo número que o meu pai! Agora é cruzar os dedos e torcer para o meu pai adorar vestir suas meias de lã natural. Vamos ver…

Receita: Slip-n-Slide de Chrissy Gardiner
Fio: Da Fazenda – Sock Superwash (descontinuado)
Composição: 100% lã (raça Ideal)
Agulhas: circular número 2,50mm e 2,75mm

Veja esse par de meias no Ravelry

16 respostas em “para o meu pai

  1. Querida Valeria com certeza ele vai amar porque está cheia do seu amor em cada pontinho tricotado. Parabéns mais uma obra de arte! Um beijooo flor!

    Curtir

  2. Ficou linda Valéria!!! Tenho certeza que vai amar… Eles nunca querem dar trabalho pra gente, por isso ele disse que não queria, kkkk. Bjs.

    Curtir

  3. oi Valéria! Lindas meias! Dá sim pra seu pai, ele vai gostar sim, mesmo que reclame…acho que isso é pra não dar trabalho…o carinho ele vai amar, pode estar certa!
    bjs amiga,
    Nina

    Curtir

  4. Eu não sei seu pai, afinal cada louco com sua mania, mas eu gostei muito do resultado e do ponto zigzagueante.

    Depois conta a reação dele em experimentar uma meia de lã.

    Hey, sua mãe não vai ficar com ciúmes? (a minha já ficou só de eu imaginar)

    Curtir

  5. lindas Valéria, como tudo que você faz, e suas histórias são sempre gostosas de ler beijosss

    Curtir

  6. HEHEHE seu pai com certeza ao tocar na lã vai ver a diferença, a lã natural para acrilica, ficou um arraso, parabéns
    bjs

    Curtir

  7. Impossível não gostar de uma meia dessas ainda mais tecida pela filha.
    Aff! Que peça mais luxuosa!!! E só prá variar….. ai que foto linda!
    Um abração da sua fã de carteirinha

    Curtir

  8. Será impossível que depois de tanto amor aplicado, o seu pai não se apaixone pelas lindas meias.
    Um abraço.
    Isaura

    Curtir

  9. Ele vai e se apaixonar pelas meias, nem precisa descrever o material! vai pegar e não soltar mais, muito lindas! perfeitas, parecem feitas na máquina. Parabéns!

    Curtir

  10. Ficou maravilhosa!!!!Tenho mais que certeza de que seu paizinho ira adorar!!!!Menina tudo o que vc faz me deixa cada vez mais apaixonada pelo tricot!!!!Mas ainda não consigo fazer direito tranças, acho que é meu medo de fazer e ficar feio, que acabo bloqueando em meu cérebro esta tarefa…mas um dia chego lá! Gde bj e fique com Deus!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.