xale gramado

A receita desse xale começou a tomar forma ainda no início desse ano. Eu precisava criar um protótipo de xale que seria tecido durante a prática do curso Xale Passo a Passo do 3° Encontro Gaúcho de Tricô.

tricô em prosa - xale Gramado

Procurei incessantemente por um ponto que fosse interessante e que tivesse laçadas e diminuições. Minha primeira escolha foi o ponto com o qual teci essas duas amostras. As amostras só confirmaram que o ponto era realmente muito bonito.

Cheguei a rascunhar o gráfico do xale usando esse ponto. Até improvisei um barrado. Mas não testei o gráfico. Na verdade eu abandonei esse rascunho. Achei que seria demorado tecer esse protótipo durante a oficina.

Então procurei outro ponto, com menos carreiras. Com o segundo ponto eu desenhei o gráfico do protótipo de xale que foi efetivamente usado na apostila da oficina.

tricô em prosa - xale Gramado

Acontece que eu sempre me pegava admirando a amostra do primeiro ponto que escolhi. Volta e meia eu estava com ela nas mãos. Não tinha jeito, estava apaixonada!

Tricotei o rascunho do gráfico que até então estava abandonado, substituí o barrado por outro e finalmente escrevi uma receita usando aquele ponto que tanto me encantou.

Só faltava tecer o xale propriamente dito. E ele foi tecido com muito amor para minha tia Eddinha, no meio de muitas recordações felizes, dos pudins deliciosos que ela assava até as músicas da Donna Summer.

tricô em prosa - xale Gramado

Usei agulhas 3,0mm, mas se for tecer o xale novamente vou aumentar a numeração para 3,5mm. E consumiu em torno de 527 metros de fio, foram duas bolas inteiras de fio mais um pouco de uma terceira bola.

Depois de molhado e modelado, o xale mediu 125 centímetros de envergadura e 67 centímetros de altura.

A receita acabou fazendo parte da apostila do curso. Ela foi oferecida como brinde para as minhas alunas queridas.

Receita: Xale Gramado de Valéria Garcia
Fio: Coats Corrente Esterlina 5 – 3 bolas
Composição: 100% algodão
Agulha: circular número 3,0mm de 1 metro de comprimento

Veja esse xale no Ravelry

19 respostas em “xale gramado

  1. como adquirir a receita do xale??????? aguardo resposta grata almerinda  

    Curtir

  2. Eita coisa linda gente! Eu estou tecendo essa belezura…há! Obrigada Querida! Um beijão!

    Curtir

  3. um charme de lindo. Parabéns por toda tua dedicação. Não é a toa que só recebemos elogios pela tua participação no evento.
    mil beijos e muitos obrigadas.

    Curtir

  4. Valéria, o xale é muito bonito, vou tentar tricotar um para minha mãe.
    Qual fio você usou?
    Muito obrigada por compartilhar.
    Cleunice

    Curtir

  5. Ô loco meu!! isso sim que é artista:)) nunquinha iria fazer uma receita assim… amei de paixão!! ficou lindo demais! Parabéns:)))

    bjinhos

    Curtir

  6. Que espetáculo de trabalho,mais uma vez Parabéns. Que Deus te abençoe! beijos!

    Curtir

  7. Adorei o xail, como sempre trabalho muito bonito.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Só tenho pena de não ter acesso á receita.
    Beijos

    Curtir

  8. Seus trabalhos são divinos! como adquirir suas apostilas. Que Deus ilumine cada vez mais.

    Curtir

  9. Olá, querida Valéria!! Como vai? Acho que você me mandou uma mensagem outro dia. Na hora não dava para lê-la e, depois, não consigo encontrá-la!! Como faço para adquirir a receita deste xale maravilhoso? Já prometi fazê-lo para dar de presente para minha prima em Portugal!! Ela está ansiosa!! Adorou o xale!! Bjs. Elza Guerra 🚢✈🐏☺

    Curtir

  10. Olá Valéria,
    Parabéns pelas suas criaações que são maravilhosas.
    Vivo em Portugal, como posso fazer para ter a receita do seu xaile gramado.
    Como não posso assitir às suas aulas gostaria de ter essa receita se for possivel gostaria que me dissesse alguma coisa.
    Beijinhos e obrigada

    Curtir

  11. Muito lindo!! Mais uma de suas obras maravilhosas! Gostaria de adquirir a apostila, creio que a receita do xale faça parte dela. Teria a possibilidade de comprar a apostila? Ou apenas a receita do xale? Muito obrigada Valéria!! Admiro demais seu trabalho =)

    Curtir

Os comentários estão desativados.