um manto de flores

A vó Ziquinha é um exemplo. Uma das coisas que mais admiro nela é a naturalidade com que ela acompanha as mudanças de comportamento das novas gerações. Para ela é natural que os costumes mudem. Ela não faz comentários saudosistas, não julga nem compara. Ela respeita e apoia as escolhas dos filhos e netos. Nos sentimos amados, acolhidos e respeitados. Sua companhia é um deleite. Vó, um dia ainda serei tão jovem quanto você!

tricô em prosa - um manto de flores: xale Echo Flower tecido em algodão mercerizado

Eu queria mesmo era cobrir minha vovó de flores! Então decidi tricotar um xale de presente para ela. Um xale vermelho, porque é amor, porque é calor, é meu bocado de flores e mais flores para abraçá-la.

no começo, flores

Escolhi essa receita porque ela foi inspirada no xale Laminaria da talentosa Elizabeth Freeman, do qual compartilha um ponto de flores típico dos xales estonianos.

Montei os pontos do xale em março e fiz questão de tecê-lo no meu tempo, sem estipular prazos e sem atropelos. Esse xale foi tricotado basicamente nos sábados, domingos e feriados. Claro que durante os dias de semana eu tricotei, mas pouco.

Repeti o gráfico de flores 13 vezes porque queria um xale de tamanho maior.

trico em prosa - um manto de flores - xale Echo Flower

Eu tricoto usando o método continental, segurando o fio com a mão esquerda, de modo que o fio sempre fica naturalmente esticado. Para realizar o ponto estrela de dois para nove e também o ponto estrela de três para nove, eu precisava me atentar em manter esse fio bem frouxo.

Recomendo atenção nas linhas 1, 2 e 3 do gráfico de flores. Algumas vezes ao realizar a linha dois do gráfico, no avesso do trabalho, deixei cair um dos nove laços do ponto estrela e todos os demais laços se desmancharam. Tive de desmanchar até aquele ponto na carreira anterior para refazer a estrela. O mesmo ocorre se algum ponto acima da estrela cair ao trabalhar a linha três, as pétalas viram um emaranhado de fios. Eu cometi esse erro na linha três duas vezes e tive de desmanchar até a linha um para refazê-la.

borda e barrado

Depois de concluir o gráfico das flores devemos primeiro tecer os gráficos da borda, que são três gráficos, e só então tecer o gráfico do barrado.

A novidade dos gráficos de borda é que neles temos de realizar os nupps. Escolhi fazer os nupps com nove voltas, e não sete. Com a ajuda desse vídeo aprendi a fazê-los com uma agulha de crochê. Fica bem mais fácil. Primeiro usei uma agulha de crochê de numeração 3,5mm. Entretanto, ficou bem mais confortável depois que a troquei por outra de numeração 2,5mm.

trico em prosa - um manto de flores - xale Echo Flower

Enquanto tecia a borda, surgiu uma oportunidade de visitar minha avó. Se conseguisse terminar o xale em dez dias eu poderia entregá-lo para ela. Naquela etapa, terminar em dez dias, tricotando apenas de noite, seria: a) terminar a borda, b) tecer o gráfico do barrado, c) embutir as pontas, d) bloquear, e) esperar secar. Não, impossível em dez noites. Isso foi um pouco desanimador. Durante a semana que antecedeu essa visita eu não toquei mais no pobre xale. Só voltei a tricotá-lo uma semana depois, quando surgiu uma oportunidade de visitar meus pais!

Armei-me de paciência ao tecer a primeira linha do gráfico do barrado. É a mais lenta de se trabalhar porque combina nupps com ponto estrela de dois para nove em cada repetição.

trico em prosa - um manto de flores - xale Echo Flower

Arrematar os pontos também levou muito tempo. Eu não arrematei com fio duplo, foi com fio simples mesmo. Na fotografia acima está o xale do jeito que saiu das agulhas, todo amassadinho.

banho e dos alfinetes

Engraçado como em nenhum momento, enquanto tricotava esse xale, achei que os pontos ficariam parecidos aos das dezenas de fotografias dessa receita que vi no Ravelry. Tudo seria resolvido no momento em que a peça fosse molhada e alfinetada bem esticadinha, eu pensava. Não foi o que aconteceu. Depois de bloqueado na sua forma final, eu ainda não reconhecia os pontos na minha frente.

trico em prosa - um manto de flores - xale Echo Flower

O que eu via era tão estranho que tive de analisar melhor aquela trama. Talvez os laços dos pontos estrela estivessem muito frouxos. Talvez não soube dar forma ao xale. Talvez seria apenas o cansaço, já era noite. Amanhã, mais descansada, bloquearia o xale novamente. No dia seguinte, antes de mergulhar a peça na água, joguei o xale sobre os ombros e fui olhar no espelho. Ali na minha frente, reconheci os pontos do xale, ali estavam os pontos que queria ver. Ufa!

Antes de bloqueá-lo em sua forma final, o xale media 88 centímetros de envergadura por 48 centímetros de altura. Suas dimensões cresceram para 122 centímetros de envergadura por 62 centímetros de altura.

Ele pesa 176 gramas. Foram quatro bolas de Coats Corrente Esterlina 5, sendo que usei muito pouco fio da quarta bola. O fio da terceira bola acabou quando faltava apenas três carreiras do gráfico do barrado mais o arremate para terminar.

Receita: Echo Flower Shawl de Jenny Johnson Johnen
Fio: Coats Corrente Esterlina 5 na cor 34, 4 bolas
Composição: 100% algodão
Agulhas: circular Addi Lace numeração 3,50mm de 1 metro de comprimento

Veja esse projeto no Ravelry

14 respostas em “um manto de flores

  1. Esse xale é lindo, os pontos não são tão simples mas vale a pena tecê-lo pois o resultado é incrível, como pode ser conferido nas suas fotos. Ah, Valéria, adoro ler as suas prosas.

    bjs

    Curtir

  2. Mais um deleite…. Com certeza sua avó ficará honrada com este presente. E mais: ficará feliz ao ver que mesmo com a evolução dos tempos, certos costumes não mudam….

    Curtir

  3. Olá Valéria, gosto primeiro de ouvir o porquê daquela peça, essa não poderia ser diferente, principalmente se tratando de princípios de família, a sua avó certamente amará esse xale, eu bem que gostaria de um dia fazer um xale e mostrá-lo à vc, lindo ele e a cor eu gosto mto, parabéns, e obrigada por compartilhar, vc sempre mto generosa, bjus téka

    Curtir

  4. ah Valéria, eu sinto um prazer imenso em ler os seus textos, ver as suas fotos e quanto a sua arte? ah nem sei mais o que dizer, eu fico muito grata a Deus, por você existir e ter este coração imenso, cheio de amor e que com certeza transbordam em suas peças. Parabéns minha flor, flores tecidas, flores doadas e compartilhadas! Um beijo bem grande! Sandrinha-Brasília

    Curtir

  5. Nossa, que xale incrível! e como é trabalhoso! eu não tenho esse dom não rss Ficou maravilhoso, sua avó vai amar:)

    bjinhos

    Curtir

  6. Doce Valéria!!! Um mimo de xale!!! Obrigada por compartilhar esses momentos de pura doçura
    conosco!! Um abraço com carinho
    Juliana

    Curtir

  7. Maravilhoso Valéria! Que presente amoroso a uma pessoa tão querida, feito assim com carinho e amor que você dedicou a confeccione-lo! Eu tricoto à moda portuguesa, com o fio no pescoço, apesar de já ter tentado o continental e não ter conseguido, por doer muito a mão esquerda! Mas acho que fica sensacional a malha tricotada à continental!bjs Nina

    Curtir

  8. Querida Valeria…Um Xale, feito com muito carinho, para uma pessoa muito especial.
    Amo, o decorrer das historias, que mencionas, pois, nos acalantam, nos momentos de
    tricô e nos faz, ter mais carinho em fazer.
    Um grande abração.
    Sonia Rücker.

    Curtir

  9. Ficou divino, super delicado e esse tom de vermelho é muito bonito, amei, parabéns pelo belo trabalho, Valeria, bjos.

    Curtir

  10. Mais que coisa maravilhosa, paciência de Jó, atrelada ao talento desta aranha mor!
    Parabéns por mais uma peça admirável!

    Curtir

  11. Vó Ziquinha, pelo que nos conta, é uma mulher sem preconceitos, moderna e, com este xale, chiquérrima.
    Maravilhoso, parabéns sempre Valéria.

    Curtir

Os comentários estão desativados.