uma prenda delicada

Ela não sabe mas desde o ano passado eu havia feito um compromisso comigo mesma de presenteá-la esse ano com um xale tecido à mão. Então um dia desses fui surpreendida pela proximidade da data de seu aniversário. Funcionando em modo de emergência, me armei com receita, agulhas e um fio de cor calorosa, que combina perfeitamente com a alegria da aniversariante. Feliz aniversário, Maryse!

trico em prosa - uma prenda delicada - Xale Geschenk

Confesso que no dia em que montei os pontos desse xale sentia uma espécie de medo crescente de não conseguir finalizá-lo a tempo. Não disponho de muito tempo livre para tricotar e eu queria tricotar uma peça rendada, o que requer checar o gráfico constantemente, contar os pontos com mais frequência, enfim, requer mais atenção. Na maioria dos xales que tricotei, a renda é trabalhada somente nas carreiras do lado direito sendo que as carreiras do avesso são trabalhadas unicamente em ponto tricô. Entretanto, nessa receita a renda é trabalhada em todas as carreiras. Cheguei a pensar que tinha escolhido a receita errada mas agora estou muito contente por ter persistido!

Gráfico A
O xale é tricotado de baixo para cima. Primeiro devemos tecer o gráfico A. De tempos em tempos, é necessário montar dezessete pontos no final de uma carreira, e depois montar dezoito pontos do final da carreira seguinte. Usei a montagem cable cast on no lugar da montagem tricotada.

O medo de não conseguir finalizar a tempo me acompanhou durante todas as linhas do primeiro gráfico. Aos poucos me familiarizei com sua construção e quando o gráfico A foi concluído, aconteceu o inesperado: tricotar esse xale tornou-se muito fácil! Tive certeza de que cumpriria o prazo com (bastante) folga!

trico em prosa - uma prenda delicada - Xale Geschenk

Gráfico B
A próxima etapa seria repetir o gráfico B quantas vezes quisesse. Para tecer as repetições desse gráfico eu precisava prestar atenção (aliás, bastante atenção) nas duas primeiras linhas. É nelas que acontecem os aumentos no final das carreiras e que os marcadores devem ser reposicionados.

Demorei um pouco para determinar os locais onde eu precisava de marcadores de pontos. Sem marcadores fica muito confuso. Então, uma dica que só vai fazer sentido para quem quiser tricotar essa receita. Eu usei 3 pares diferentes de marcadores. A Linha 1 do Gráfico B é trabalhada no avesso. Eu colocava um marcador na posição 8 da Linha 1 e outro idêntico na posição 8 da Linha 2. Colocava outro marcador na posição 18 da Linha 1 e outro idêntico na posição 18 da Linha 2. Também colocava marcadores para delimitar a parte contornada em vermelho no gráfico, de modo que um marcador ficava na posição 35 da Linha 1 e o outro era colocado 31 pontos antes do final dessa mesma Linha 1.

Outra dica é destacar com caneta hidrográfica os quadradinhos contendo o ponto pppt (ou sssk) na Linha 2 do Gráfico B, isso ajudou bastante. Essa dica aprendi nessa publicação da querida designer Paula Nina.

Eu repeti o gráfico B sete vezes. Sempre que alcançava a última linha do gráfico eu removia todos os marcadores à medida que os encontrava para então reposicioná-los nas duas linhas iniciais da próxima repetição do gráfico. As demais linhas seguem uma lógica fácil de memorizar. Nessa etapa eu levava o xale na bolsa e tricotava em todo lugar. Tricotar essa renda me dava um enorme prazer.

trico em prosa - uma prenda delicada - Xale Geschenk

Gráfico C
Algo muito legal nessa receita é que podemos parar de tecer o xale a qualquer momento, em qualquer uma das linhas 6 à 12 do gráfico B ou então em qualquer linha do gráfico C. Eu preferi tricotar o gráfico C inteiro e só depois arrematar.

Arremate
Para o arremate, foi a primeira vez que usei o arremate em i-cord, com uma pequena diferença: esse i-cord é reverso, executado em ponto tricô no lugar do ponto meia. Foi um tanto enfadonho, nessa altura a borda superior tinha muitos e muitos pontos para arrematar, mas combinou demais com essa peça!

Considerações finais
Esse xale foi tecido em 10 dias, finalizado cinco dias antes do aniversário. Foi a primeira vez que usei esse fio. Resistente, ele é formado por três cabos bem torcidos. Mas quando molhei a peça para bloqueá-la, minha mão ficou com minúsculas fibras de algodão. Depois de seco, não vi nenhuma fibra na toalha sobre a qual o xale secou. Mas achei estranho. Sorte que xales não precisam ser lavados com tanta frequência!

Depois de bloqueada a peça ficou com 181 centímetros de comprimento, meu comprimento preferido para cachecóis, e com 39 centímetros de altura. Percebi que a ponta direita, a que foi arrematada primeiro, ficou mais repuxada que a ponta esquerda. Iniciei o arremate apertado e terminei mais frouxo. Ao dobrar o xale pelo meio nota-se essa diferença de comprimento. Então da próxima vez, lembrar de arrematar frouxo.

trico em prosa - uma prenda delicada - Xale Geschenk

Essa receita é perfeita quando desejamos usar pequenas quantidades de fio porque ele é tecido de baixo para cima. Como o barrado é trabalhado primeiro, basta continuar até ter fio suficiente para arrematar.

Outra qualidade dessa receita é sua versatilidade, já que essa peça pode ser usada sobre os ombros como um xale ou estola, ou enrolada em volta do pescoço como um lenço ou cachecol.

Receita: Geschenk de Rosemary (Romi) Hill
Obs: a designer autorizou a tradução para português
Composição: 100% algodão
Fio: Pingouin Tropfil na cor 317 vermelho Soviet
Agulha: circular numeração 3,50mm de 1 metro de comprimento e arremate com 4mm

Veja esse projeto no Ravelry

19 respostas em “uma prenda delicada

  1. Parabéns de novo… Não há como não gostar deste lindo presente, em todos os sentidos: pela beleza da peça, e principalmente pelo amor e dedicação empregados….
    Beijos…

    Curtir

  2. Valéria, ficou muito lindo!! Depois de suas animadoras palavras, esse xale entrou para a minha lista dos que, certamente, tricotarei!! Parabéns!! <3

    Curtir

  3. Mais uma vez arrasou!! A cor ficou maravilhosa e a impressão que eu tive é que eram laços nas pontas , sua amiga vai amar com certeza parabens!!

    Curtir

  4. Deve ser uma pessoa muito especial quem vai receber este presente tão fino e delicado. Uma peça tão trabalhosa, aumenta minha admiração.Felicidades!

    Curtir

  5. Delicado e lindo. Mas a idéia de presentear é a mais doce e gostosa de se receber.
    Acredito que sua amiga vai amar. bjo

    Curtir

Os comentários estão desativados.