folhas em relevo

Eu sempre quis tecer algumas meias do livro Favorite Socks da Ann Budd. Mas o que me animou mesmo a comprá-lo foi vê-lo no formato Kindle com preço bem mais em conta que a versão impressa.

Bem, eu não tenho o leitor eletrônico Kindle, mas instalei o aplicativo leitor Kindle, que é grátis, no meu iPad e mais tarde instalei a versão Windows no meu notebook.

trico em prosa.com - Meias Embossed Leaves

Algumas vantagens do leitor eletrônico é que posso fazer anotações, marcar várias páginas, ajustar o tamanho das letras ao meu gosto, economizo espaço nas estantes (já abarrotadas) de livros e os dois aplicativos sincronizam, ou seja, se avanço a leitura no iPad quando acesso o livro pelo notebook ele vai para a última página que parei e vice-versa. Uma desvantagem é que não tem como imprimir as páginas, acredito que seja para proteger os direitos autorais.

Já as vantagens desse livro são várias receitas muito bonitas com custo x benefício ótimo! Sobre as desvantagens, não consigo pensar em nenhuma…

trico em prosa.com - Meias Embossed Leaves

Ainda que estivesse pensando apenas em xales e mais xales, eu precisava tanto tricotar uma receita curta e rápida! Estava decidido, antes de embarcar numa peça mais longa, minha mãe ganharia um par de meias tecidas à mão.

Eu estava com tanta vontade de começar a tricotar que teci um pé da maneira que aprendi no livro Getting Started Knitting Socks, também da Ann Budd.

Da receita original usei apenas a quantidade de pontos solicitada na montagem e o gráfico. Todo o resto, ou seja, a técnica da montagem dos pontos, a volta do calcanhar e os dedos, fiz do jeito que a Ann Budd ensina no livro Getting Started Knitting Socks.

trico em prosa.com - Meias Embossed Leaves

Tricotar essa receita é muito prazeroso. Antes de cortar o fio para fechar os dedos usando grafting fui experimentar as meias pela última vez e tive de dar razão à voz na minha cabeça que ficou dizendo o tempo todo que estava ficando justo demais. Sim, você tinha razão! Ficou muito justo na perna, justo no pé… E com certeza ficaria apertado na minha mãe. Eu tinha usado agulhas com numeração 2,75mm.

Passada a euforia de tricotar algo rápido, eu desmanchei meu pé de meia (literalmente!) e fui ler a receita com mais calma. Aproveitei para aprender a montagem de pontos sugerida pela receita, que é a montagem de pontos em barra 1×1, uma novidade para mim.

Para aumentar a circunferência da perna, usei agulhas com numeração levemente maior, dessa vez 3mm, e também acrescentei mais quatro pontos que foram distribuídos entre os quatro painéis de folhas da perna. Teci duas repetições e meia com as agulhas 3mm e então retornei para as agulhas 2,75mm para tecer o restante.

trico em prosa.com - Meias Embossed Leaves

Também resolvi manter o padrão de folhas na aba do calcanhar. Na receita original o calcanhar não é rendado. Como todas as linhas do gráfico são trabalhadas, eu teria de tecer algumas delas pelo avesso. Por acaso, havia visitado essa página que mostra como trabalhar os pontos no avesso e no direito. O calcanhar ficou do jeitinho que eu queria.

A última modificação da meia foi que mantive os dedos da meia simples, sem o padrão que a designer indica na receita.

Receita: Embossed Leaves de Mona Schmidt
Fio: Shepherd Sock Solid de Lorna’s Laces na cor Manzanita
Composição: 80% merino, 20% nylon
Agulhas: circular de 1 metro de comprimento nas numerações 2,75mm e 3mm

Veja este projeto no Ravelry

17 respostas em “folhas em relevo

  1. Adorei, como, aliás, adoro todos os seus trabalhos.
    Na minha lista de projectos consta, também, aprender a tricotar meias e, tenho a certeza, que um dia eu consigo. Recebi recentemente, como presente, um livro sobre essa matéria …. Em inglês, o que dificulta a leitura e descodificação. Por ora deleito-me com as imagens.
    Parabéns pelo seu imenso talento.
    Beijo da Nina

    Curtir

  2. Como tudo que vc faz ficou maravilhosa eu quis aprender a tricotar uma toalha de mesa consegui agora quero fazer meias mas ta um pouquinho complicado kkkkk mas logo desvendo esse misterio parabens ficou perfeita!!

    Curtir

    • Valeria eu fiz uma toalha chamada Tiggy vermelha linda foi realmente um desafio ela ficou enorme kkkk . Se vc fizesse um post de meias com dicas eu ia adorar e pode ter certeza que muita gente vai agradecer desde ja bjs

      Curtir

  3. Linda demais!!! Adorei…realmente lindo esse ponto em folhas! Parabénsssss! Vc como sempre arrasando em seus trabalhos divinos! Será que podemos ter uma esperança de tradução da receita, queridaaaaaaa? Pense com carinho. Mil bjks

    Curtir

    • Oi Eliane!

      Muito obrigada pela mensagem cheia de elogios
      e por sua presença :-)

      Eu traduzo apenas receitas que sejam grátis e somente se eu tiver a autorização expressa dos autores. Você compreenderá que essa receita faz parte de um livro e é protegida por direitos autorais que eu não irei infringir.

      Desejo uma ótima semana repleta de tricô!

      Beijinhos,
      Valéria Garcia

      Curtir

  4. O que dizer????? Mais uma vez um presente para nós…. Tricotar meias está na minha lista de coisas a aprender…. E as suas certamente são uma inspiração…

    Parabéns!!!!

    Beijos

    Curtir

  5. parabéns,Valéria, eu tb adoro esse ponto, fiz uma gola tb vermelha com ele, é lindo! a meia ficou lindona como todos os seus trabalhos,beijos

    Curtir

  6. Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! minha amiga, vc é realmente uma artista, parabéns, que linda essa meia, e o ponto maravilhoso e a cor linda.já até estou imaginando o que virá por aí no inverno, bjus téja e mto obrigada…………

    Curtir

  7. Que meias maravilhosas, Valéria. Eu tenho uma fixação por meias em tricot, e as suas estão lindas. Parabéns!

    Curtir

  8. Colírio para os olhos, conforto e beleza para os pés!
    Linda!
    Tenho certeza que as mudanças fizeram a receita ainda melhor.
    Muito, muito joia o vídeo… também não conhecia a montagem em barra 1×1.
    Valeu!
    Beijo grande,

    Curtir

  9. ESTOU AMANDO SEUS TRABALHOS EU SOU INICIANTE, PARA MIM TUDO É BONITO, EU DOU VALOR AO TRABALHO DAS PESSOAS POIS SOU ARTESÃ TAMBÉM PARABENS BJS PURIFICATI

    Curtir

Os comentários estão desativados.