um xale para vestir

Um dia, enquanto segurava o xale Bitterroot nas minhas mãos fiquei pensando no quanto ele era gostoso ao tato. Me deu vontade de vestir uma blusa fresca como aquele xale! Por que não utilizar os gráficos de um xale para tecer uma blusa de algodão?

A ideia era fazer uma blusa de manga raglã. Os aumentos da manga raglã seriam trabalhados como as bordas direita e esquerda do xale. Mais tarde, navegando pelo Ravelry, vi uma receita linda de xale criado pela designer alemã Sue Berg. Sempre que olhava esse xale, via a blusa que eu queria tecer para mim.

trico em prosa.com - um xale para vestir - Blusa Goldmarie

Da inspiração para o planejamento e posterior ação levou mais ou menos uns seis meses. Primeiro, reli alguns capítulos dos dois livros da Elizabeth Zimmermann que tenho, o Knitting Without Tears e o livro Knitter’s Almanac para entender o sistema de porcentagem da Elizabeth Zimmermman (EPS em inglês). Além disso, risquei, rabisquei, fiz contas. Tive de adaptar o sistema da EZ pois teceria de cima para baixo (top-down) e queria o decote mais amplo.

Para a amostra eu tricotei o padrão do corpo da blusa, ou seja, a sequência [*1m, 3t, 3m, 3t*, 1m], repetindo os pontos entre parênteses. Depois de molhada e seca, cada repetição mediu 5 centímetros. Para obter 100 centímetros na altura do busto eu precisaria de 20 repetições, ou 200 pontos.

Como a blusa é top-down, montei aproximadamente 65% do total dos pontos do busto para iniciar o decote. Acrescentei 2 pontos guias nos quais eu trabalharia os aumentos para as mangas raglã. A distribuição dos pontos do decote ficou assim: 41 pontos para a frente, 2 pontos guia, 21 pontos para a manga direita, 2 pontos guia, 41 pontos para as costas, 2 pontos guia e 21 pontos para a manga esquerda. No total, montei 132 pontos para o decote.

trico em prosa.com - um xale para vestir - Blusa Goldmarie

A volta de ajuste distribuiu os pontos da seguinte maneira: 1m, [1m, 3t, 3m, 3t] x 4, 2m, marcador, 1m, [1m, 3t, 3m, 3t] x 2, 2m, marcador, 1m, [1m, 3t, 3m, 3t] x 4, 2m, marcador, 1m, [1m, 3t, 3m, 3t] x 2, 2m. Fechei a volta para tricotar circularmente, coloquei um marcador (diferente dos demais) para indicar seu início e tricotei a primeira volta realizando os aumentos para a manga. Alternei uma volta de aumentos, com outra sem aumento nenhum. Os pontos que aumentava foram trabalhados na volta seguinte obedecendo a mesma sequência de pontos usada na amostra, ou *1m, 3t, 3m, 3t*.

Foi apenas na décima quinta volta que iniciei a linha 1 do gráfico C da receita do xale. Quem acompanha a página do Tricô em Prosa no Facebook, sabe que eu tive de fazer a pala da blusa duas vezes. O fio acabou e só então me dei conta de que não tinha outro novelo! Não encontrei o mesmo lote para comprar e havia diferença muito grande na cor do novo fio. A saída foi comprar dois novelos do novo lote e recomeçar com o novo fio. A primeira pala que teci tinha dois níveis de folhas, já na segunda tentativa eu resolvi fazer quatro níveis de folhas.

trico em prosa.com - um xale para vestir - Blusa Goldmarie

Como pede a receita do xale, na parte rendada da pala trabalhei as linhas 1 a 24 do gráfico C e depois repeti as linhas 5 a 18 mais 3 vezes. Algumas modificações que fiz: após o mate duplo que forma a ponta da folha eu trabalhei esse ponto em tricô por mais quatro voltas, e b) na última repetição do gráfico, para retornar ao padrão do corpo da blusa, não trabalhei as laçadas das linhas 11, 13 e 15.

Quando alcancei a quantidade de pontos necessária para separar as mangas do corpo (360 pontos), ainda não havia profundidade suficiente para a cava do braço. Então prossegui mais cinco centímetros sem fazer nenhum aumento e só então coloquei os 80 pontos de cada manga em fios descartáveis. A circunferência do peito ficou com os 200 pontos que eu precisava.

trico em prosa.com - um xale para vestir - Blusa Goldmarie

A manga ficou um pouco abaulada, com uma pequena(?) saliência para fora, fato que irei ignorar solenemente.

Entretanto, posso explicar o motivo que levou a isso. Eu deveria ter trabalhado os aumentos da manga raglã até que houvessem 160 pontos para a circunferência do peito e 60 pontos para cada manga, ou 280 pontos totais. Se eu tivesse parado nesse ponto, eu poderia separar as mangas em fios descartáveis e, ao retomar os pontos da circunferência do peito, montar 20 pontos embaixo de cada manga. Desse modo, eu teria os 200 pontos necessários para a circunferência do peito e ainda deixaria a manga embutida, ajustada perfeitamente ao braço.

Sabe o que me impediu de fazê-lo? Foram as repetições extras para tecer quatro níveis de folhas na pala. Ao finalizar os quatro níveis de folhas, já contabilizava 200 pontos para a circunferência do peito e 80 pontos para cada manga. A única saída para o impasse seria desmanchar e deixar a blusa com dois níveis de folhas, assim faria os aumentos até ter 280 pontos totais. Só que eu não mais queria desmanchar… Bem, no final decidi deixar do jeito que estava e conviver com o resultado.

trico em prosa.com - um xale para vestir - Blusa Goldmarie

Para deixar a barra da blusa com o mesmo barrado do xale eu repeti o gráfico C e depois trabalhei o gráfico D.

Tecer essa blusa foi um desafio, desgastante em alguns momentos. Mas aquela sensação quando superamos as dificuldades é mais do que compensadora. Gostei muito do resultado final!

Um feliz 2014 para você!

Receita: Goldmarie de Sue Berg
Fio: Círculo Anne na cor 7382 Marrom
Composição: 100% algodão
Agulhas: agulhas circulares número 2,75mm de 1 metro de comprimento

Veja esse projeto no Ravelry

28 respostas em “um xale para vestir

  1. Valéria, suas peças como sempre, impecáveis, adorei tudo a cor, as folhas, a barra, a modelos, a blusa toda em fim. Parabéns!

    Curtir

  2. Parabéns,como sempre está linda e de muito bom gosto!Quem sabe qdo eu crescer fico uma tricoteira de mão cheia como voce,rsrsrs.E aproveito pra te desejar um ano novo de muitas realizações e alegrias.bjcs

    Curtir

  3. Dizer que ficou perfeita é pouco, a manga ficou linda não precisa de nada nela kkkkkk o barrado sem palavras como sempre vc esta de parabéns bjs

    Curtir

  4. lindíssima Valéria, muitos parabéns,, você vai se superando sempre,
    beijos mil e feliz ano novo
    carmen

    Curtir

  5. Linda! Obrigada por nos mostrar e explicar todos os detalhes. Feliz 2014! Bjs.

    Curtir

  6. Fiquei até em duvida se elogio o texto ou a peça tricotada!!!
    Valéria você descreve com tanta clareza doçura.
    Parabéns !! Um abraço com carinho
    Juliana

    Curtir

  7. Valéria Querida, que lindeza, quanta superação. E generosidade…putz estou aqui sem palavras. Belíssima Blusa e parece que voces foram feitas uma para a outra…hehehe Meus Parabéns por mais esta obra de arte! Um maravilhoso 2014 , de muita saúde, paz e harmonia para vc e sua família! Um beijao e abração!

    Curtir

  8. Amante de folhas como sou só posso dizer uma coisa …..ficou lindo demais ………e como disse a Juliana não sei se elogio a peça tricotada ou o texto .

    Curtir

  9. Lindíssima, eu também fiquei de queixo caído, ficou perfeita. Parabéns!
    Desejo-lhe um ano novo repleto de coisas belas como tudo o que você faz.

    bjs

    Curtir

  10. Lindíssima, como tudo que você faz, suas mãos são de fadas, PARABÉNS,muita luz Regina

    Curtir

  11. Princesa! vc nunca esteve tão princesa como dentro dessa magnífica blusa.
    Feliz Ano Novo!
    beijokas

    Curtir

  12. Simplesmente divina e maravilhosa essa sua blusa, Valéria! Que maravilha começar o ano vendo um trabalho tão lindo como esse. Parabénsssss e um 2014 SENSACIONAL como tudo que vc faz. Mta saúde e todas as bênçãos do mundo. Mil bjkas.

    Curtir

  13. Parabéns!!!! Ficou muito linda e com carinha de gostosa de usar!!! Adorei!
    Beijos e um 2014 com muitos projetos novos!!!

    Curtir

  14. Nossa, ficou linda demais, parabéns!!!
    Um 2014 maravilhoso com muitos mais trabalhos lindos como esse, saúde e paz, bjos.

    Curtir

  15. obrigafda pelo xale. tudo bem com voce?. feliz 2014 para voce e toda sua familia. bjs.

    Curtir

  16. Uau!
    Acho que não restou muito para dizer depois de todos estes comentários… eu boquiaberta lhe dou os parabéns pela beleza da blusa e por sua criatividade, determinação, capacidade e técnica.
    Acho que é um orgulho para a arte do tricot ter gente com nome e sobrenome como E.Z. e V.G.
    Forte abraço,

    Curtir

  17. Fiquei encantada ao saber que tinha a receita dessa blusa marrom!!!Parabéns!!!Trabalho lindíssimo…adoro folhas em tricò.Grande abraço!!!

    Curtir

  18. Maravilhoso caí da cadeira. Parabéns maõs de fada
    Bom ano com muita criatividade.
    Beijos de Lisboa

    Curtir

Os comentários estão desativados.