quando erramos

Eu queria tricotar uma camiseta leve, com alças e com a parte superior rendada. Ela seria tecida com fio de algodão e, como uma lingerie, seria usada sempre por baixo de uma camisa. Aliás, seu único propósito seria que sua renda aparecesse pelo decote da camisa, diminuindo assim a profundidade desse decote. E ela precisaria ser longa o suficiente para cobrir o busto.

Eu tinha restos de um fio de algodão com o qual tricotei esse xale para minha mãe. E tem uma receita que acho muito charmosinha, estilo anos 1920, que faz parte da coleção sexy da revista online Knitty que foi lançada no verão de 2004.

Alguma matemática seria necessária já que na amostra da receita original 35 pontos medem 10 centímetros e na minha amostra 23 pontos medem 10 centímetros.

Eu teci minha amostra em ponto jérsey, depois molhei e deixei secar, como manda o figurino, porque sempre dá diferença de pontos entre a amostra recém-tecida e depois de molhada e seca.

Cada repetição do ponto Feather and Fan contém 20 pontos. Cada alça contém 10 pontos. Minha circunferência de peito e busto foram 85 e 97 centímetros respectivamente. Então eu calculei, desenhei e cheguei às seguintes conclusões:
trico em prosa.com - quando erramos - Hush-Hush

A única parte realmente entediante de tricotar foram as alças. O ponto é muito fácil de memorizar, flui!

Quando terminei de tecer o visual ficou do jeitinho que eu queria. Embuti as pontas, lavei e, depois de seca, fui experimentar. Foi uma decepção. Eu queria uma modelagem justa, pois ela seria usada sob a camisa, e a verdade é que ficou bem larga.

Quando erramos é primordial compreender o que levou ao erro.

Sabe onde eu errei? Justamente na amostra. O problema é que eu tricotei a amostra em ponto jérsey mas o ponto principal da peça é o ponto Feather and Fan cheio de laçadas e dois pontos juntos em meia. Cada repetição do ponto principal contém 20 pontos que com a minha tensão medem 19,5 centímetros.

trico em prosa.com - quando erramos - Hush-hush

Aprendi mais essa lição: da importância de tecer a amostra no ponto em que a peça será tricotada. Ao refazer minhas contas, dessa vez levando em consideração as medidas reais do ponto principal, vejo que ficou sobrando uma repetição inteira do ponto principal.

Eu ainda não desmanchei minha “lingerie”, mas já sei como será a segunda versão dela.

Receita: Hush-hush de Libby Baker
Fio: Pingouin Bella na cor 702 Palha
Composição: 100% algodão
Agulhas: agulhas circulares 3,5mm de 1 metro de comprimento

Veja esse projeto no Ravelry

10 respostas em “quando erramos

  1. Te entendo perfeitamente…. Perco a conta de quantas vezes faço, e desmancho, e faço novamente até chegar ao resultado esperado. Acho que é por isso que demoro tanto para finalizar uma peça… rsrsrs…
    Beijos e boa semana…

    Curtir

  2. rss assim que li que vc fez a amostra em ponto jersei deduzi que tinha algo estranho… esse ponto é bem aberto mesmo e fica pior quando lavamos, ele laceia mais e mais… É incrível como aprendemos coisas sempre né? Valeu o aprendizado… não dá pra presentear alguém e fazer outra pra vc? ela ficou tão linda…

    bjinhos

    Curtir

  3. querida Valéria,que pena ficou tão charmosa! isso sempre acontece em quase todos os meus trabalhos, ainda não consegui apreender essa matemática do trico. Bjs.

    Curtir

  4. Valéria, é chato mas a gente aprende tanto com os erros, não é mesmo?
    Tenho certeza que a próxima ficará perfeita.

    bjs

    Curtir

  5. Belo post. Tricotar é isso, descobrir os segredos, quebrar a cabeça, usar nossos conhecimentos de matemática e, no final, ter a certeza de que somos capazes de produzir uma receita adequada,né? Seguir uma receita muito certinha num dá emoção!!!rs….bjo

    Curtir

  6. Matemática e paciência… dois bons aliados no tricot.
    O modelo é lindo e ficará do jeito que deseja fazendo os acertos necessários.
    Um beijo.

    Curtir

  7. Como está Valéria? Queria desejar-lhe um Natal muito feliz e um Ano Novo muito próspero.
    Abraço de Isaura

    Curtir

Os comentários estão desativados.