ravelry – onde está a receita?

Uma página de receita no Ravelry contém tanta informação que merece uma publicação só para ela! Não vou cobrir todos os aspectos da página, mas vou mostrar aqueles que uso com mais frequência.

Geralmente, ao visitar uma página de receita eu procuro saber:

  • “Onde está a receita? Faz parte de um livro ou foi publicada em um blog?”
  • “Qual é a amostra da receita?”
  • “Qual é a numeração da agulha sugerida?”
  • “Se é grátis, onde está o link para acessá-la? Posso baixá-la?”
  • “Se é paga, onde está o link para comprá-la?”
  • “Onde estão outras fotografias das peças tricotadas com essa receita?”

Acho importante ressaltar que a página de uma receita no Ravelry contém todos os seus detalhes mas não contém a receita em si. O texto da receita pode ter sido publicado em um blog ou em um livro, ou pode ter sido disponibilizado como download grátis do Ravelry, ou pode estar à venda em uma loja online. Seja qual for a fonte, a página da receita traz o link para acessar o texto da receita no blog, ou o link para comprar o livro, ou o link para baixar o PDF, ou ainda o link para a loja online que vende aquela receita.

As guias de uma página de receita
Passo 1: para começar, vamos acessar a página da receita do cardigã Trellis no Ravelry.

Uma página de receita tem várias guias na parte superior, como mostra a figura abaixo:

As guias que vemos na figura acima são “detalhes”, “ideias de fios”, “projetos”, “filas”, etc.

Importante: qualquer pessoa pode ver uma página de receita no Ravelry, mas para ter acesso às guias é preciso ter uma conta e estar conectado usando a senha. Se você não tem conta no Ravelry, leia esse tutorial detalhado e crie a sua.

G U I A   D E T A L H E S
Ao acessar a página de uma receita, a guia detalhes é a primeira que aparece. Nela encontramos as informações básicas da receita. Na figura abaixo vemos os dados básicos do cardigã Trellis. Em vermelho coloquei a tradução de alguns termos:

Nome da designer: ao clicar no nome da designer acessamos todas as receitas que ela cadastrou no Ravelry.

Publicado em: fonte onde a receita foi publicada. Ao clicar nesse link, acessamos todas as receitas dessa fonte.

Categoria: clicando na categoria, podemos consultar todas as receitas que foram cadastradas no Ravelry com aquela categoria.

Etiquetas: são etiquetas (ou tags) utilizadas para buscas rápidas. Clicando em cada etiqueta acessamos outras receitas que foram cadastradas com a mesma etiqueta.

Disponibilidade: Na figura acima, veja que a receita do cardigã Trellis está disponível de graça. Ao clicar no link available for free acessamos a receita na página onde ela foi publicada.

Também encontramos receitas que são disponibilizadas como download grátis do Ravelry, como a receita do Xale Ginkgo Shoulderette. Veja na figura abaixo o texto “This pattern is available as a free Ravelry download“. Devemos clicar nesse link para baixar o arquivo PDF contendo a receita.

Algumas receitas pagas podem ser compradas no próprio Ravelry, como a receita do Xale Azurite da talentosa Grace Karen. As receitas que podem ser compradas no Ravelry são exibidas com o preço e o link para a loja online, como você vê na imagem abaixo:

Também temos as receitas que foram publicadas em revistas ou livros. Como exemplo, escolhi a página da receita do casaco February Baby Sweater, da Elizabeth Zimmermann, porque essa receita foi publicada em vários de seus livros. Veja:

Clicando no link da publicação você acessa a página do livro ou revista no Ravelry. Essa página poderá conter o link da loja online para adquirir tal publicação.

Outras informações
Na coluna da direita da guia “detalhes” encontramos diversas informações, mas gostaria de comentar sobre os ícones que ficam no topo da coluna:

Ao clicar no ícone de coração, você adiciona a receita para sua própria lista de favoritos.

Se você tricotou essa receita, clicar em “cast-on” é a maneira mais rápida de adicionar um projeto dessa receita à sua própria página de projetos no Ravelry. Para saber mais, leia a postagem ravelry – duas maneiras de adicionar projetos.

Ao clicar no ícone “add to queue” você adiciona essa receita à sua própria lista de futuros projetos. Saiba mais lendo a postagem ravelry – lista de projetos.

G U I A   P R O J E T O S
Na guia “projetos” podemos ver fotografias de todos os projetos que foram tricotados com a receita que estamos consultando.

Como exemplo, vamos consultar a guia de projetos da receita do casaco February Baby Sweater. Veja parte dessa guia na figura abaixo. No dia em que capturei essa tela, havia 7.401 projetos tricotados com essa receita:

Também podemos filtrar os projetos usando os diversos filtros disponíveis na tela. Na imagem acima marquei um deles com o número 1. Quero mostrar esse filtro com mais detalhes porque me divirto bastante com ele. Veja as traduções dos termos:

Com esse filtro escolhemos ver apenas os projetos terminados ou apenas os projetos que foram marcados como favoritos, ou apenas os projetos que nós mesmos marcamos como favoritos, etc.

G U I A   P U B L I C A Ç Ã O   D E    B L O G S
A guia “publicações de blogs” exibe uma lista de postagens que tem como assunto a receita que está sendo consultada. São postagens de tricoteiras cadastradas no Ravelry, que relacionaram seus projetos do Ravelry com as publicações de seus blogs.

Para exemplificar, vamos consultar a guia “publicações de blogs” da receita do casaco February Baby Sweater para ver todas as publicações que tratam sobre esse famoso casaquinho. Elas são exibidas em ordem cronológica, as mais atuais primeiro:

Para saber como ligar seu projeto do Ravelry com as publicações do seu blog, leia o tutorial ravelry – ligar postagens do blog aos projetos.


Espero que esse tutorial proporcione horas de divertidas pesquisas no viciante universo de Ravelry!

9 respostas em “ravelry – onde está a receita?

  1. Olá, meus parabéns pela iniciativa de nos ajudar com o “Ravelry” , sempre vou lá ver algum link mas saio tão rápido quanto entrei, agora com suas dicas vou tentar me entender melhor com ele.
    Ps: Quando puder poste como comprar as receitas? Tenho vontade de comprar algumas mas não sei como proceder. Bjs

    Curtir

  2. Amiga, vc arrasa nos seus posts !
    Sempre aprendo algo, hoje foi sobre os filtros ! Bjos e obrigada

    Curtir

Os comentários estão desativados.